Nana Caymmi deixa hospital após implante de marca-passo
Nana Caymmi, renomada cantora de 83 anos, teve alta da Casa de Saúde São José na tarde da última segunda-feira (12), após permanecer internada desde o dia 26 de julho. A artista foi hospitalizada após dar entrada na emergência do hospital apresentando arritmia cardíaca e passou por uma cirurgia para implante de um marca-passo.
A cirurgia ocorreu na Unidade Coronariana do hospital, onde a famosa artista permaneceu até o dia 7 de agosto, antes de ser transferida para a Unidade Semi-Intensiva.
O procedimento de implante do marca-passo envolve a realização de uma pequena incisão na parte superior do tórax, através da qual um eletrodo é conduzido até o coração.
O dispositivo, que é programado para monitorar e regular os batimentos cardíacos, foi conectado ao eletrodo, garantindo que o coração da cantora mantenha o ritmo adequado para bombear o sangue de forma eficiente.
O procedimento feito na artista
O marca-passo, que é essencial para tratar casos em que os batimentos cardíacos estão irregulares ou muito lentos, emite impulsos elétricos para ajudar o coração a funcionar corretamente.
Em 2016, Nana Caymmi havia optado por se afastar dos palcos após passar por uma cirurgia para a remoção de um tumor cancerígeno na parte externa do estômago. No entanto, mesmo longe das apresentações ao vivo, a cantora continuou a contribuir para a música brasileira, lançando dois álbuns nos anos seguintes, com obras de grandes compositores como Tom Jobim e Vinícius de Moraes.