A atriz Naomi Watts, conhecida por filmes como 21 Gramas e O Impossível, abriu o coração sobre sua experiência com a menopausa precoce, que começou aos 36 anos. Hoje, aos 56 anos, a artista compartilhou sua jornada em uma participação no programa Loose Women, onde promoveu seu novo livro, Dare I Say It: Everything I Wish I’d Known About Menopause (em tradução livre, Ouso Dizer: Tudo o Que Gostaria de ter Ficado Sabendo Sobre a Menopausa).
Os primeiros sintomas e o sentimento de solidão
Watts revelou que os primeiros sintomas da menopausa surgiram logo após ela parar de amamentar seu filho mais novo. “Tive dois filhos, mas comecei a ter sintomas pesados assim que parei de amamentar o meu caçula”, contou. “Me senti muito solitária e com medo e gostaria que existisse um livro na época, a internet não era tão ativa como hoje.”
A atriz destacou a falta de informação e apoio durante esse período. “Havia muito pouca informação e sempre que eu tentava falar com amigos sobre isso era recebida com risadas nervosas, ‘não seja boba, sabe, você é muito jovem para estar na menopausa’, o que meio que me fez recuar cada vez mais na minha vergonha”, relatou.
O silêncio das gerações anteriores
Naomi também falou sobre a falta de diálogo em sua família sobre o tema. Sua mãe entrou na menopausa aos 45 anos, mas nunca compartilhou detalhes sobre a experiência. “Eu não sabia que havia uma infinidade de sintomas ou por quanto tempo eles durava ou os sofrimentos que causavam. Eu não sabia e na verdade liguei para ela depois daquela primeira consulta médica e disse: ‘Mãe, por que você não me contou mais sobre isso?'”, contou.
A mãe de Watts respondeu que nunca teve essas conversas com ela porque sua própria mãe também não as teve. “Havia esse código de silêncio que parecia ter sido acordado – e nenhuma culpa sobre ela, era apenas como a sociedade funcionava, que essa mensagem era mantida em silêncio e ‘não, não devemos reclamar ou ser vistas como incômodos de forma alguma’”, explicou a atriz.
O impacto na autoestima e na carreira
A menopausa precoce afetou profundamente a autoestima de Watts. “Parecia que eu tinha sido marcada com esse rótulo de, ‘este é o fim, e você não será mais sexy ou protagonista de nada’. Então, guardei esse segredo por um longo tempo antes de me abrir sobre ele”, confessou.
Apesar dos desafios, Naomi Watts continuou a brilhar em sua carreira. Indicada ao Oscar por 21 Gramas (2003) e O Impossível (2012), ela também estrelou sucessos como Cidade dos Sonhos (2001), King Kong (2005) e Birdman (2015). Em 2025, ela se juntará ao elenco da série All’s Fair, ao lado de Sarah Paulson e Glenn Close.
Na vida pessoal, Watts viveu com o ator Liev Schreiber entre 2005 e 2016, com quem teve dois filhos: Sasha, de 17 anos, e Kai, de 16 anos. Desde 2023, ela está casada com o também ator Billy Crudup.
O livro e a quebra de tabus
Com seu livro, Naomi Watts espera ajudar outras mulheres que enfrentam a menopausa precoce ou que simplesmente desejam entender melhor o tema. “Eu queria que houvesse algum tipo de manual que me dissesse que não era o fim”, disse. Agora, ela assume o papel de guia, compartilhando sua experiência e quebrando o silêncio que por muito tempo cercou o assunto.