O cineasta de Distrito 9 retorna à ficção científica para adaptar o clássico romance de Robert A. Heinlein.
Resumo da notícia:
- Neill Blomkamp dirigirá e escreverá um novo filme de Starship Troopers.
- O projeto será uma adaptação fiel ao livro de Robert A. Heinlein, publicado em 1959.
- Blomkamp contará com sua parceira Terri Tatchell na produção e roteiro.
- O filme de 1997, dirigido por Paul Verhoeven, se tornou cult com sua sátira ao militarismo.
- A nova versão não será um remake, mas sim uma abordagem mais fiel ao material original.
- Blomkamp teve sucesso recente com Gran Turismo e é conhecido por seu estilo único de ficção científica.
Retorno à guerra contra os insetos
A Columbia Pictures anunciou um novo projeto baseado no universo de Starship Troopers, trazendo Neill Blomkamp como roteirista e diretor. O cineasta sul-africano, conhecido por Distrito 9 e Elysium, terá a missão de adaptar com fidelidade o polêmico romance de Robert A. Heinlein, publicado em 1959.
Diferente da icônica versão de Paul Verhoeven de 1997, que satirizava o militarismo e a propaganda fascista, a nova adaptação buscará explorar os temas originais do livro, como o funcionamento de uma sociedade militarizada e o conceito de “cidadania através do serviço”.
Blomkamp produzirá o longa ao lado de sua esposa e parceira criativa, Terri Tatchell, que coescreveu Distrito 9 e Chappie.
O impacto do livro e do filme original
Starship Troopers acompanha a jornada de Johnny Rico, um soldado da infantaria móvel da Terra em guerra contra os Aracnídeos, alienígenas gigantes semelhantes a insetos. Embora tenha sido premiado com o Hugo Award, o livro sempre dividiu opiniões, sendo considerado por alguns uma exaltação do militarismo.
O filme de 1997, estrelado por Casper Van Dien, Denise Richards e Neil Patrick Harris, adotou uma abordagem mais satírica, exagerando o tom propagandístico e as influências totalitárias. Embora tenha sido mal recebido na época, a obra de Verhoeven foi reavaliada ao longo dos anos e se tornou cult.
Blomkamp e seu estilo único na ficção científica
Blomkamp tem experiência na fusão de temas políticos e sociais com ação e ficção científica. Seu filme de estreia, Distrito 9 (2009), recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme. Recentemente, ele dirigiu Gran Turismo (2023), que arrecadou mais de US$ 122 milhões mundialmente.
Com esse histórico, os fãs aguardam para ver como Blomkamp trará sua visão única para o universo de Starship Troopers. Ainda não há data oficial de lançamento para o novo filme.