O aguardado RPG de ação Phantom Blade Zero não é um “Soulslike” e tampouco um “hack and slash” tradicional. A declaração enfática vem de Soulframe Liang, o criador do jogo e CEO do estúdio S-Game. Em um novo comunicado, Liang rejeitou os rótulos que têm sido associados ao seu projeto e afirmou que, na verdade, o jogo pode estar no processo de “criar uma identidade completamente nova” para os games de ação, que ele sugere chamar de “Wuxia Action Games”.

Desde seu anúncio, Phantom Blade Zero tem sido alvo de comparações. “Quando o jogo foi anunciado pela primeira vez, as pessoas pensaram que era um ‘Soulslike’. Afinal, parecia apresentar mapas interconectados, segredos ocultos e aqueles checkpoints de alívio”, reconheceu Liang. “Mais tarde, depois de lançarmos uma demo de combate, as pessoas notaram que o ritmo era claramente muito mais rápido – devia ser um jogo ‘hack and slash’, como Devil May Cry ou Ninja Gaiden“, continuou. Para ele, no entanto, nenhuma dessas definições se encaixa.

A criação de um “Wuxia Action Game”

Liang explicou que “gênero” é um rótulo que ajuda os jogadores a criarem expectativas, mas que seu objetivo é desafiar essas convenções. Ele revelou que a identidade única do jogo surgiu quase que por acidente. “No início, queríamos apenas fazer um jogo que trouxesse o ‘hack and slash’ para um mapa com várias camadas”, disse.

O ponto de virada, segundo ele, foi quando os elementos de jogabilidade foram “costurados” por uma “forte estética cultural”, criando algo que parecia “profundamente familiar, mas raramente visto ou vivenciado em jogos”. Ele traçou um paralelo com a história do cinema, apontando para a forma como os filmes de kung fu e wuxia se estabeleceram como um ramo distinto do gênero de ação a partir dos anos 1960. Da mesma forma, Liang acredita que Phantom Blade Zero, com suas raízes na cultura do “kung fu chinês e o espírito de Xia”, pode fundar uma nova categoria nos games.

O problema dos rótulos e a inspiração nos mestres

O criador afirmou que sempre admirou desenvolvedores que desafiaram gêneros e que passou anos estudando seus trabalhos para se inspirar. “Passei anos imerso em seus trabalhos, me inspirando e aprendendo com seu brilhantismo”, disse. A ambição da S-Game é seguir esse caminho, criando uma experiência que se sustente por suas próprias regras. “De modo geral, [o jogo] se enquadra na categoria de ARPGs. Mas, mais especificamente, talvez pudesse criar uma nova identidade, a Wuxia Action Games?”, questionou retoricamente.

Próximos passos e a data de lançamento

Para que o público possa entender melhor essa nova proposta na prática, a S-Game realizará um evento de pré-estreia de Phantom Blade Zero no próximo mês, em Pequim, onde os jogadores poderão testar o game.

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