A adaptação da Netflix de The Sandman, baseada na aclamada graphic novel de Neil Gaiman, chegará ao fim com sua segunda temporada. O cancelamento ocorre em meio a acusações de má conduta sexual contra Gaiman, que criou a obra original e atuou como desenvolvedor da série.

As acusações contra Neil Gaiman

As alegações contra Gaiman, feitas em um podcast da Tortoise Media em julho de 2024, impactaram vários de seus projetos. Além de The Sandman, o autor foi dispensado da próxima temporada final de Good Omens na Amazon, teve o desenvolvimento de um filme baseado em The Graveyard Book interrompido pela Disney, foi desligado de sua editora de quadrinhos, a Dark Horse, e viu seu musical Coraline ser descartado.

O fim planejado de “The Sandman”

Fontes próximas ao projeto revelaram à Variety que a decisão de encerrar The Sandman com a segunda temporada já estava em discussão antes das acusações contra Gaiman. A produção da segunda temporada começou no verão de 2023, e a escalação de personagens em maio de 2024 indicou que a série estava acelerando o enredo para cobrir o final da história dos quadrinhos.

Allan Heinberg, showrunner da série, explicou que o plano sempre foi focar na história de Dream (Morpheus) e que o material restante dos quadrinhos só permitiria mais uma temporada. “Somos extremamente gratos à Netflix por reunir a equipe novamente e nos dar tempo e recursos para fazer uma adaptação fiel de uma forma que esperamos que surpreenda e encante os leitores leais dos quadrinhos, bem como os fãs de nossa série”, disse Heinberg em um comunicado.

O que esperar da segunda temporada

A segunda temporada de The Sandman seguirá o arco Season of Mists dos quadrinhos, no qual Lúcifer (interpretada por Gwendoline Christie) abdica do controle do Inferno e entrega a chave de seus portões a Morpheus (Tom Sturridge). Isso desencadeia uma disputa entre imortais que tentam convencer Morpheus a ceder a chave.

Novos personagens serão introduzidos, incluindo Esmé Creed-Miles como Delirium, Adrian Lester como Destiny, Barry Sloane como “The Prodigal”, Ruairi O’Connor como Orpheus, Freddie Fox como Loki, Clive Russell como Odin, Laurence O’Fuarain como Thor, Ann Skelly como Nuala, Douglas Booth como Cluracan, Jack Gleeson como Puck, Indya Moore como Wanda e Steve Coogan como a voz de Barnabas, o cão.

O legado de “The Sandman”

A primeira temporada de The Sandman estreou em agosto de 2022 e foi bem recebida por fãs e críticos, conquistando uma base de fãs leais. No entanto, a renovação para uma segunda temporada só foi confirmada em novembro daquele ano, com a Netflix hesitando em chamá-la de “segunda temporada” e optando por descrevê-la como “uma continuação do mundo de The Sandman“.

Agora, com o cancelamento após a segunda temporada, os fãs terão a oportunidade de ver o encerramento da história de Dream, mas sem a perspectiva de futuras temporadas ou spin-offs.

Enquanto The Sandman chega ao fim, o futuro de Neil Gaiman na indústria do entretenimento permanece incerto. As acusações contra ele continuam a impactar sua carreira, e seus projetos futuros estão em suspenso até que as investigações e controvérsias sejam resolvidas.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor