A Netflix confirmou que está se preparando para fazer uma grande “faxina” em seu catálogo de jogos para celular, com a remoção de mais de 20 títulos programada para o próximo mês de julho. A lista inclui jogos de peso e aclamados pela crítica, como Hades, Braid: Anniversary Edition e a trilogia Monument Valley, pegando muitos assinantes e até mesmo alguns desenvolvedores de surpresa.

A empresa, que iniciou sua incursão no mundo dos games em 2021, oferece uma seleção de jogos para download nas lojas de iOS e Android como um benefício para seus assinantes. A maioria dos títulos será removida em 14 de julho, embora as datas possam variar — Hades, por exemplo, deixará o serviço já no dia 1º de julho. O grande problema para os jogadores é que muitos desses games eram exclusivos da Netflix no ecossistema mobile, o que significa que, após a remoção, eles ficarão indisponíveis para jogar em celulares e tablets.

Desenvolvedores pegos de surpresa?

A decisão da Netflix parece não ter sido comunicada com muita antecedência a todos os seus parceiros. Andrejs Klavins, designer-chefe da série The Golden Idol, cujos dois jogos estão na lista de remoção, comentou em um servidor do Discord que a notícia era “recente para nós e todas as implicações práticas ainda precisam ser resolvidas”. A fala sugere que os estúdios foram informados da decisão quase ao mesmo tempo que o público, gerando incerteza sobre o futuro de seus jogos.

O futuro dos jogos removidos

Ainda há esperança para alguns dos títulos. A publisher Devolver Digital, que teve o premiado jogo Poinpy removido recentemente e verá Katana Zero e Death’s Door saírem em julho, já se manifestou. Um porta-voz da empresa afirmou ao site The Verge que eles estão “buscando trazer jogos que saem de serviços […] para as lojas mobile como títulos premium o mais rápido possível”, indicando que esses games podem retornar à App Store e ao Google Play como aplicativos pagos.

A lista completa de jogos que serão removidos inclui:

  • Hades
  • Braid: Anniversary Edition
  • A trilogia Monument Valley
  • Death’s Door
  • Katana Zero
  • Carmen Sandiego
  • E mais 15 outros títulos.

O que fica e a nova estratégia da Netflix

Apesar da remoção em massa, o serviço de jogos da Netflix não vai acabar. A plataforma continuará oferecendo títulos de grande apelo, como Grand Theft Auto: San Andreas, Sonic Mania Plus e Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge.

Além disso, a empresa parece estar mudando sua estratégia, focando em menos jogos, mas com maior impacto e sinergia com seu conteúdo principal. Um exemplo disso é a confirmação de que a popular franquia de luta livre WWE 2K retornará aos celulares exclusivamente via Netflix, em uma parceria direta com a transmissão da programação semanal da WWE que a plataforma passará a exibir. A “faxina” no catálogo, portanto, parece ser o início de um novo e mais focado capítulo na ambição da Netflix no mundo dos games.

Mostrar menosContinuar lendo