Netflix vai retirar, no dia 13 de dezembro, dois jogos da GTA Trilogy de seu catálogo mobile. A decisão impacta os títulos Grand Theft Auto III e Grand Theft Auto: Vice City, que deixarão de estar disponíveis para assinantes do serviço de streaming em dispositivos móveis. Após essa data, os jogadores interessados nesses games precisarão adquiri-los diretamente nas lojas de aplicativos para Android e iOS.

Mesmo com a retirada dos dois títulos, a Netflix manterá a disponibilidade de GTA: San Andreas no catálogo. A permanência do jogo indica que seu contrato de licenciamento com a Rockstar Games possui características diferentes. A trilogia, lançada em dezembro de 2023 na plataforma, esteve disponível por um ano antes dessa mudança, mas a Netflix ainda não detalhou se haverá novos acordos para ampliar a presença de outros jogos da Rockstar no serviço.

Netflix altera GTA Trilogy e explica mudanças no catálogo de jogos mobile

A introdução da GTA Trilogy no catálogo da Netflix, especialmente com a inclusão de San Andreas, ajudou a alavancar o número de downloads mobile. De acordo com dados da Appmagic, os jogos da trilogia acumularam mais de 30 milhões de downloads até junho deste ano. O destaque ficou com San Andreas, responsável por 20,5 milhões de downloads, com maior popularidade entre usuários norte-americanos, especialmente donos de dispositivos iPhone.

A mudança no catálogo da Netflix acontece em um momento em que as versões de GTA Trilogy: The Definitive Edition para consoles e PC receberam atualizações significativas. As melhorias incluem a correção de bugs e a adição de um novo sistema de iluminação, que antes era exclusivo das versões mobile. A Rockstar Games parece seguir com o objetivo de aprimorar a experiência de seus jogos em diferentes plataformas.

A saída de GTA III e Vice City marca uma redefinição nos serviços oferecidos pela Netflix em sua parceria com a Rockstar. Ainda que San Andreas continue disponível, a decisão reflete os desafios de manter licenças de grandes franquias no streaming, o que pode afetar o futuro da biblioteca de jogos da empresa.

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