Em uma era dominada pela cadência metódica e pela dificuldade punitiva dos jogos soulslike, a Team Ninja promete um retorno à adrenalina pura com “Ninja Gaiden 4”. Em uma nova entrevista, o estúdio deixou claro que, embora tenha sido uma das principais responsáveis por popularizar os soulslikes de ação com “Nioh” e “Wo Long”, sua intenção com o retorno de Ryu Hayabusa é resgatar a essência da ação de alta velocidade que consagrou a franquia e que muitos fãs sentem falta no mercado atual.
“Soulslikes ganharam destaque, mas estamos indo contra a tendência”
A frustração é palpável entre uma parcela dos jogadores. Muitos jogos de ação que surgem com visuais incríveis, como o recente “The First Berserker: Khazan”, acabam se revelando soulslikes, deixando órfãos os fãs do clássico gênero hack and slash, focado em combos, velocidade e agilidade.
Em uma conversa com o site GamesRadar+ durante o Summer Game Fest, o produtor de “Ninja Gaiden 4”, Masakazu Hirayama, reconheceu essa mudança no mercado. “A conversa sobre jogos de ação mudou bastante desde o último Ninja Gaiden”, disse ele, referindo-se ao hiato de mais de uma década da série principal. “Soulslikes meio que ganharam destaque.”
No entanto, Hirayama foi enfático ao afirmar que a equipe sabia que precisava seguir um caminho diferente para honrar o legado da franquia. “Ninja Gaiden é sobre ter uma jogabilidade de alta velocidade e pura ação. Então, estamos indo contra a tendência nesse sentido”, declarou. A promessa é de um jogo que não se renderá à fórmula de combate baseada em estamina e esquivas lentas, mas que celebrará a velocidade e a brutalidade acrobática de seu protagonista.
Uma sensação familiar e a evolução da jogabilidade
Apesar do longo intervalo desde “Ninja Gaiden 3” (2012) – ou do controverso “Yaiba: Ninja Gaiden Z” (2014) –, a Team Ninja garante que os fãs se sentirão em casa. Hirayama prometeu que a essência da jogabilidade, que tornou a série moderna um clássico no primeiro Xbox, será preservada e aprimorada.
“Quando você pega o controle e joga, ele tem aquela responsividade, aquela jogabilidade realmente satisfatória”, disse ele. “Assim que você o pega, parece uma evolução. É como se, ah, isso é Ninja Gaiden.”
O renascimento do “hack and slash”?
A Team Ninja não está sozinha nesse sentimento. O produtor da PlatinumGames, Yuji Nakao, outro mestre do gênero de ação com clássicos como “Bayonetta” e “Nier: Automata”, também comentou recentemente sobre o “desaparecimento” do gênero de ação de personagem. O anúncio de “Ninja Gaiden 4”, com sua filosofia de “ação pura”, pode ser o primeiro passo para um renascimento do estilo.
Enquanto a FromSoftware continua a refinar e popularizar o gênero que criou, o retorno de “Ninja Gaiden”, e a esperança de que estúdios como a PlatinumGames e a Capcom (com “Devil May Cry”) sigam o mesmo caminho, oferece uma lufada de ar fresco para os jogadores que anseiam por uma alternativa mais rápida, estilosa e focada em combos.
“Ninja Gaiden 4” tem lançamento previsto para 21 de outubro de 2025, para Xbox, PlayStation e PC, e estará disponível no Game Pass no primeiro dia.