A The Pokémon Company surpreendeu os fãs durante a mais recente apresentação Nintendo Direct com dois grandes anúncios para a franquia. A maior novidade foi a revelação de Pokémon Pokopia, um jogo de aventura totalmente novo e inusitado que está sendo desenvolvido pela Koei Tecmo para o Nintendo Switch 2. Além disso, foi confirmado o primeiro DLC pago para o aguardado Pokémon Legends Z-A, que trará a estreia de uma nova Mega Evolução: Mega Raichu.
As revelações mostram um futuro movimentado e criativo para a amada série de monstros de bolso, com um spin-off que promete inovar e uma adição muito pedida para o próximo grande lançamento da linha principal.
Play as a Ditto transformed into a human and shape an empty land into a beautiful home for Pokémon in Pokémon Pokopia, releasing on #NintendoSwitch2 in 2026. #NintendoDirect pic.twitter.com/zTiVcLHAgJ
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) September 12, 2025
Conheça ‘Pokémon Pokopia’, o jogo em que você é um Ditto
A maior surpresa do evento foi o anúncio de Pokémon Pokopia. Desenvolvido pela Koei Tecmo, estúdio conhecido por seu trabalho em spin-offs de sucesso da Nintendo como Hyrule Warriors, o jogo promete uma experiência completamente nova. No primeiro trailer, foi revelado que os jogadores assumirão o papel de um Ditto com aparência humana.
O foco do gameplay será encontrar outros Pokémon, como os clássicos Charmander, Squirtle e Bulbasaur, e aprender seus movimentos para “moldar o terreno” ao redor, resolvendo quebra-cabeças e descobrindo novas criaturas. O jogo tem lançamento previsto para 2026, exclusivamente no Nintendo Switch 2.
Mega Raichu e o DLC de ‘Pokémon Legends Z-A’
Mas as novidades não pararam por aí. A The Pokémon Company também revelou o primeiro DLC pago para o aguardado Pokémon Legends Z-A. O conteúdo extra, que “chegará em breve”, introduzirá pela primeira vez no universo da franquia o Mega Raichu. A nova forma do popular Pokémon elétrico terá duas variantes, Mega Raichu X e Mega Raichu Y, seguindo o padrão de outros favoritos dos fãs, como Charizard e Mewtwo.
As pré-encomendas para o DLC começarão ainda hoje na Nintendo eShop.
Detalhes do lançamento de ‘Pokémon Legends Z-A’
Pokémon Legends Z-A tem seu lançamento confirmado para 16 de outubro, daqui a pouco mais de um mês. O jogo será lançado tanto para o Nintendo Switch original quanto para o Nintendo Switch 2. A Nintendo confirmou que a versão para o console mais novo terá uma taxa de quadros melhorada e resolução mais alta.
Para os jogadores que comprarem a versão para o Switch original (física ou digital), haverá a opção de adquirir um “pacote de atualização” na eShop para obter a versão aprimorada do Switch 2.