Nova mídia física exige download obrigatório e gera preocupações com preservação, acesso e regionalização no futuro do console
As pré-encomendas de jogos para o Nintendo Switch 2 já começaram no Japão e uma novidade chamou atenção (e preocupou) os jogadores: a grande maioria dos títulos de terceiros está sendo lançada em formato Game-Key Card — uma nova mídia física que não contém os dados completos do jogo, apenas uma chave para download via internet.
Segundo a própria Nintendo, os Game-Key Cards funcionam como “cartões físicos digitais”, que exigem que o jogador baixe o título da loja online antes de jogar. Uma vez baixado, o Game-Key Card deve ser inserido no console para validar o jogo, semelhante a um disco com DRM.
“Game-Key Cards são diferentes dos cartões de jogo comuns, pois não contêm os dados completos do jogo. Em vez disso, o Game-Key Card é sua ‘chave’ para baixar o jogo completo”, afirmou a empresa.
Um levantamento realizado pela VGC na loja japonesa Yodobashi revelou que 11 dos novos títulos de terceiros para o Switch 2 já vêm com o logotipo de Game-Key Card na embalagem. Entre eles, estão nomes de peso como:
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Bravely Default: Flying Fairy
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Street Fighter 6
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Sonic X Shadow Generations
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Suikoden I & II HD Remaster
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Daemon X Machina: Titanic Scion
Dois jogos da Marvelous, Rune Factory: Guardians of Azuma e Story of Seasons: Grand Bazaar, fogem à regra — mas são versões híbridas que incluem o jogo original de Switch e uma atualização para o Switch 2.
Preocupações com o futuro digital
A medida já está causando preocupação entre os jogadores e colecionadores, especialmente por conta da preservação digital. No modelo tradicional, os cartuchos do Switch contêm o jogo completo, permitindo o acesso indefinido mesmo após o encerramento da eShop. Com os Game-Key Cards, isso deixa de ser garantido: se os servidores forem desligados no futuro, os jogos podem se tornar inacessíveis para sempre, transformando os cartuchos em peças decorativas.
Questões regionais e incertezas no Ocidente
Outro ponto sensível é o possível bloqueio regional. Atualmente, os cartuchos do Switch são livres de região, mas não está claro se será possível baixar jogos de uma eShop estrangeira sem criar contas específicas para isso. Um turista, por exemplo, pode acabar comprando um Game-Key Card japonês sem conseguir baixar o jogo em sua conta principal.
No Ocidente, já está confirmado que Bravely Default: Flying Fairy e Street Fighter 6 também utilizarão o formato Game-Key Card. No entanto, casos como a versão britânica de Daemon X Machina na Amazon UK — que não traz o logotipo do Game-Key Card — indicam que o uso da tecnologia pode variar entre regiões.
A exceção mais notável até agora é a CD Projekt, que garantiu que Cyberpunk 2077 será lançado em cartucho completo no Switch 2, preservando a experiência tradicional de mídia física.
Enquanto isso, fãs e colecionadores seguem atentos ao desenrolar da situação, cobrando transparência e alternativas da Nintendo para garantir acesso a longo prazo aos jogos adquiridos fisicamente.