Apesar do recente ressurgimento da franquia Alien com múltiplos projetos, os fãs que esperavam um universo compartilhado no estilo da Marvel podem se decepcionar. O criador da aguardada série Alien: Earth, Noah Hawley, confirmou que sua produção e os novos filmes, como Alien: Romulus e Predator: Badlands, estão sendo desenvolvidos em “trilhos separados” e sem uma coordenação central.
Em uma nova entrevista ao site GamesRadar+, Hawley explicou que, embora converse com os diretores dos outros projetos para evitar sobreposições, não há um plano para interligar as histórias. No entanto, ele espera que a mitologia que está criando para a série possa servir como uma base para o futuro da saga.
“Trilhos separados” e a esperança de um “cânone suave”
“As divisões de cinema e de TV [na Disney] existem em seus próprios mundos”, disse Hawley, explicando a falta de um universo unificado. “Conversamos na medida em que tentamos evitar a duplicação da história […]. Mas, em geral, nem tudo está coordenado.”
O showrunner, no entanto, revelou que fez uma sugestão aos outros cineastas. Como a mitologia dos filmes originais é surpreendentemente escassa, ele propôs que as escolhas de roteiro que ele fez para sua série, que se passa antes dos filmes, pudessem ser adotadas como um “cânone suave”. “Eu disse: ‘[…] se esta série é uma prequela, e eu fiz algumas escolhas sobre como a humanidade é organizada: pode ser útil se vocês adotarem essas [escolhas]’”, contou.
Em Alien: Earth, por exemplo, o planeta é governado por cinco megacorporações: Weyland-Yutani, Lynch, Dynamic, Threshold e Prodigy.
O produtor David Zucker, da Scott Free, corroborou a visão de Hawley, afirmando que a independência criativa é benéfica para o projeto, permitindo que o showrunner “encontre a história que quer contar, da maneira que quer contá-la”.
Desviando de ‘Prometheus’ e o mistério do Space Jockey
A série, que se passa dois anos antes do filme original de 1979, também se afastará da controversa história de origem dos Xenomorfos, estabelecida nas prequelas Prometheus e Alien: Covenant, de Ridley Scott.
Isso significa que o grande mistério do “Space Jockey”, o piloto alienígena gigante encontrado no primeiro filme, permanecerá sem resposta nesta temporada. “Ele não está realmente envolvido em nossa história até agora”, disse Hawley. “Talvez eu pense nisso no futuro.”
Alien: Earth tem sua estreia com dois episódios marcada para o dia 12 de agosto nos Estados Unidos, através da plataforma Hulu.