A eterna rivalidade entre Digimon e Pokémon está mais acesa do que nunca. O lançamento do novo RPG, Digimon Story: Time Stranger, foi aclamado pela crítica e pelo público, mas seu sucesso trouxe à tona uma discussão fervorosa: para muitos fãs frustrados com os rumos da franquia da Nintendo, o novo Digimon seria o “verdadeiro” jogo de coleção de monstros que eles tanto esperavam.
Enquanto influenciadores e jogadores celebram Time Stranger como superior a qualquer jogo recente de Pokémon, outra parcela da comunidade pede o fim das comparações, argumentando que as duas franquias são diferentes e que é possível gostar de ambas. O debate acontece a pouco mais de uma semana do lançamento do aguardado Pokémon Legends: Z-A.
‘Melhor que qualquer jogo de Pokémon que já joguei’
Para uma parcela de jogadores, especialmente aqueles que se sentem desapontados com a falta de inovação da Game Freak, Digimon Story: Time Stranger chegou como um bálsamo. Influenciadores de peso não pouparam elogios.
“Digimon Story: Time Stranger é muito melhor do que qualquer jogo de Pokémon que eu já joguei”, escreveu o streamer DansGaming no Twitter. “Isso me deixa triste vendo o que poderia ter sido da franquia se estivesse nas mãos de um estúdio diferente.” O YouTuber Mightykeef foi na mesma linha: “Eu legitimamente acredito que o novo jogo Digimon é o melhor jogo de domar/batalhar monstros em seu gênero. É outro nível.”
A mesma opinião ecoa nas análises de usuários da Steam. “Como diabos uma equipe com uma fração do orçamento está superando vocês tão feio, Gamefreak?”, questiona um jogador. “Este é o jogo que os fãs frustrados de Pokémon estavam esperando.”
‘Você pode gostar dos dois’: o apelo pelo fim das comparações
Por outro lado, o sucesso de Digimon sendo constantemente medido pela régua de Pokémon tem irritado outra parte da comunidade. Para esses fãs, as comparações são redutivas e ignoram as qualidades únicas de cada franquia.
“A única coisa que tem sido um pouco angustiante (…) é que as pessoas mais uma vez parecem incapazes de elogiá-lo sem fazer comparações entre Digimon e Pokémon”, desabafou o YouTuber Wayneisboss. “Você pode gostar de ambos ou, melhor ainda, apreciar Digimon como uma coisa própria.”
Enquanto o debate ferve online, a verdade é que o timing não poderia ser mais perfeito. Com a chegada de Digimon Story: Time Stranger sendo aclamada, a pressão agora recai sobre a Nintendo e a Game Freak para entregar uma experiência à altura com o lançamento de Pokémon Legends: Z-A, que chega em pouco mais de uma semana.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br