A complexa relação entre o universo “Harry Potter” e as controversas visões de sua criadora, J.K. Rowling, ganhou um novo capítulo com declarações de dois importantes atores da franquia. Nick Frost, que interpretará o gigante Rúbeo Hagrid na nova série da HBO, deixou claro que discorda das opiniões da autora sobre os direitos das pessoas transgênero. Em contrapartida, Tom Felton, o eterno Draco Malfoy, defendeu o legado de união da escritora.

“Não devemos simplesmente esperar que desapareça”

Em uma entrevista recente ao jornal britânico The Observer, Nick Frost, conhecido por seus papéis em comédias como “Todo Mundo Quase Morto” e “Chumbo Grosso”, abordou diretamente a polêmica. Desde que foi escalado para o papel do adorável meio-gigante, o ator tem sido alvo de críticas de ativistas por se juntar a um projeto onde Rowling atua como produtora executiva.

Frost revelou que precisou desativar os comentários em sua publicação no Instagram que anunciava o papel, devido à intensidade da reação negativa. No entanto, ele não se esquivou de se posicionar. “Ela tem permissão para expressar sua opinião e eu tenho permissão para expressar a minha, elas simplesmente não se alinham de forma alguma”, afirmou o ator de forma contundente.

Questionado se teme que o debate ofusque a série, Frost ofereceu uma reflexão poderosa: “Não sei, mas talvez não devamos deixar para lá? Não devemos simplesmente esperar que desapareça, porque isso facilita. Talvez devêssemos nos informar.”

A controvérsia de J.K. Rowling

Nos últimos anos, J.K. Rowling tem sido uma figura central em um intenso debate público devido às suas declarações sobre sexo e identidade de gênero. Suas publicações em redes sociais e ensaios questionando a frase “mulheres trans são mulheres” e defendendo espaços exclusivos para “mulheres biológicas” foram amplamente consideradas transfóbicas por organizações de direitos LGBTQIA+ e por grande parte do público, incluindo os atores principais dos filmes originais, como Daniel Radcliffe e Emma Watson.

A HBO, por sua vez, tem mantido uma postura de que as opiniões de Rowling são pessoais e não interferem no conteúdo da série, embora o chefe do estúdio, Casey Bloys, já tenha confirmado que a autora esteve “muito envolvida no processo” de seleção da equipe criativa.

A visão de Tom Felton: “ela é responsável por isso”

Oferecendo uma perspectiva diferente, o ator Tom Felton, que se prepara para reprisar seu papel como Draco Malfoy na peça da Broadway “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, defendeu o legado da autora. No tapete vermelho do Tony Awards no último domingo, ele disse à Variety que a controvérsia não impactou sua visão da franquia.

“A única coisa que sempre me lembro é que tive a sorte de viajar pelo mundo — aqui estou eu em Nova York — e não vi nada unir o mundo mais do que ‘Potter'”, disse Felton. “E ela é responsável por isso, então sou incrivelmente grato.”

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor