O próximo capítulo da saga jurássica, Jurassic World Rebirth, promete uma reviravolta radical na premissa da franquia. Ambientado cinco anos após os eventos de Jurassic World: Domínio (2022), o novo filme apresentará um cenário onde os dinossauros não mais dominam o planeta, mas, pelo contrário, estão morrendo e se tornaram novamente uma espécie em extinção.
A revelação sobre a nova e sombria realidade do universo jurássico foi feita pelo diretor do longa, Gareth Edwards. Segundo ele, a decisão de mudar o status dos dinossauros foi uma escolha criativa para trazer originalidade à franquia. “Já houve muitos filmes de dinossauros […], e para o público, você precisa fazer algo novo e original para dar a eles um motivo para assistir ao filme”, disse o cineasta ao portal GamesRadar+.
Um mundo sem o encanto dos dinossauros
No novo filme, a coexistência entre humanos e dinossauros mostrada em Domínio chegou a um fim melancólico. Uma combinação de mudanças climáticas, doenças e até mesmo um crescente desinteresse do público fez com que a população de criaturas pré-históricas entrasse em colapso. Agora, os dinossauros só conseguem sobreviver em alguns poucos locais tropicais isolados, próximos à linha do Equador.
O diretor explicou que usou a própria “fadiga” do público com o tema como ponto de partida para a história. “Ao reconhecer isso no início e dizer: ‘Olha, o público não está mais tão interessado em dinossauros’, pensei que seria um começo honesto. Vamos ver para onde vamos a partir daqui”, revelou Edwards sobre sua abordagem metalinguística.
A missão ilegal na Ilha Saint-Hubert
É nesse novo cenário que a trama de Jurassic World Rebirth se desenrola. Com os dinossauros à beira de uma segunda extinção, eles se tornam um recurso raro e valioso. A história se concentrará em uma missão perigosa — e ilegal — na Ilha Saint-Hubert, no Caribe. A ilha, que já foi um local de testes original do primeiro Jurassic Park, é agora um dos últimos refúgios para as criaturas e tem acesso proibido.
Um novo trio de protagonistas é convocado por uma grande empresa farmacêutica para realizar uma operação ultrassecreta no local. A equipe é formada pela agente secreta Zora (interpretada por Scarlett Johansson), seu amigo e ex-companheiro de equipe Duncan (Mahershala Ali) e o paleontólogo Henry (Jonathan Bailey).
Com estreia marcada para 2 de julho, o filme se posiciona como um recomeço para a saga, com um elenco totalmente novo e uma premissa que muda fundamentalmente as regras do jogo.