Enquanto o mundo aguarda ansiosamente por “Grand Theft Auto 6”, um dos jogos mais esperados da história, um novo e bombástico rumor, ainda não verificado, busca lançar luz sobre seu longo e conturbado ciclo de desenvolvimento. A alegação, vinda de uma fonte online, sugere que a história do jogo passou por pelo menos três encarnações diferentes que foram rejeitadas pela publicadora Take-Two, um processo que teria culminado na saída de Dan Houser, cofundador e principal roteirista da Rockstar Games.
Três roteiros na gaveta: as versões de “GTA 6” que nunca vimos
A informação foi publicada em um artigo na plataforma Medium por um autor sob o pseudônimo “Fravilys”. É crucial ressaltar que a fonte não é comprovada e as informações devem ser tratadas com extrema cautela. No entanto, o detalhamento do suposto processo criativo oferece um vislumbre fascinante do que poderia ter sido.
Segundo “Fravilys”, a primeira proposta para a história de “GTA 6” era um “thriller de detetive sombrio”, centrado em três protagonistas. Este conceito teria ficado em desenvolvimento até o final de 2016, mas foi vetado pela Take-Two por ser “muito sombrio e não atender às suas expectativas”.
A segunda versão teria mudado o foco para dois protagonistas: uma policial e um “subordinado de um traficante de drogas, tão louco quanto o Trevor de GTA V”. Após 18 meses de trabalho, este projeto também teria sido cancelado. A terceira tentativa, similar à segunda, substituiu a policial por “um homem afro-americano, um ex-soldado, libertado da prisão e caindo no submundo do crime”. Este protótipo teria sido descartado em março de 2019.
A suposta ligação com a saída de Dan Houser
A parte mais explosiva do rumor é a alegação de que, após o cancelamento da terceira versão, um frustrado Dan Houser tirou uma longa pausa sabática antes de decidir, em 2020, “renunciar e renunciar temporariamente às suas funções como Vice-Presidente de Criação”, uma saída que na época chocou a indústria. A sugestão é que a interferência da publicadora e a necessidade de reiniciar um projeto de tamanha magnitude teriam sido o estopim para a partida de uma das mentes mais importantes por trás da série.
Verdade ou ficção? Conectando os pontos
Embora a veracidade das alegações de “Fravilys” seja impossível de confirmar – e a Rockstar seja notoriamente silenciosa sobre seus processos internos –, alguns elementos do rumor se alinham com informações e vazamentos anteriores. A ideia de múltiplos protagonistas e cidades, por exemplo, era a base do suposto “Project Americas”, o codinome de “GTA 6” que circulou por anos.
Os vazamentos massivos de 2022 confirmaram que a visão final do jogo se estabeleceu em dois protagonistas, incluindo a primeira protagonista feminina da série na era 3D, Lucia, uma mulher latina. O rumor das versões rejeitadas, se verdadeiro, poderia explicar a longa década de desenvolvimento entre “GTA V” e o futuro “GTA 6”, que tem lançamento previsto para maio de 2026.