Foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (20) pela NVIDIA, a tecnologia DLSS 3.0 promete oferecer uma nova revolução de desempenho para jogos do PC.

Ao aproveitar os recursos oferecidos pela nova linha RTX 40, a tecnologia promete aumentar em até quatro vezes o desempenho de jogos compatíveis — e os resultados disso poderão ser conferidos em breve por mais de 35 games.

Segundo a empresa, a partir do dia 12 de outubro os jogadores vão poder conferir a nova versão da tecnologia rodando em títulos como Cyberpunk 2077.

A NVIDIA afirma que o game vai ganhar uma nova opção, “Ray Tracing: Overdrive”, que vai utilizar o poder da nova geração de GPUs para elevar a performance a um novo patamar de qualidade.

Games e apps com suporte confirmado ao DLSS 3.0

  • A Plague Tale: Requiem
  • Atomic Heart
  • Black Myth: Wukong
  • Bright Memory: Infinite
  • Chernobylite
  • Conqueror’s Blade
  • Cyberpunk 2077
  • Dakar Rally
  • Deliver Us Mars
  • Destroy All Humans! 2 – Reprobed
  • Dying Light 2 Stay Human
  • F1? 22
  • F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch
  • Frostbite Engine
  • HITMAN 3
  • Hogwarts Legacy
  • ICARUS
  • Jurassic World Evolution 2
  • Justice
  • Loopmancer
  • Marauders
  • Microsoft Flight Simulator
  • Midnight Ghost Hunt
  • Mount & Blade II: Bannerlord
  • Naraka: Bladepoint
  • NVIDIA Omniverse
  • NVIDIA Racer RTX
  • PERISH
  • Portal with RTX
  • Ripout
  • S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl
  • Scathe
  • Sword and Fairy 7
  • SYNCED
  • The Lord of the Rings: Gollum
  • The Witcher 3: Wild Hunt
  • THRONE AND LIBERTY
  • Tower of Fantasy
  • Unity
  • Unreal Engine 4 & 5
  • Warhammer 40,000: Darktide

DLSS 3.0 promete uma revolução gráfica

Conforme explica a NVIDIA, a principal novidade do DLSS 3.0 é sua capacidade de combinar as tecnologias NVIDIA DLSS Super Resolution e NVIDIA Reflex a um novo Gerador Óptico de Múltiplos Quadros. Usando o poder dos Tensor Cores da linha RTX 40, isso resulta na criação de novos quadros a partir de dados como os frames passados e futuros de um jogo, a engine usada por ele e informações geradas pelo Optical Flow Accelerator das GPUs Ada Lovelace.

Na prática, o jogador vai receber games com taxas de quadros ainda maiores, combinadas a uma alta qualidade de imagem. A tecnologia também promete aumentar o desempenho de jogos limitados pela CPU e possibilitar a criação fácil de mods que incorporam o Ray Tracing a títulos antigos — caso de Portal, que vai ganhar em novembro deste ano uma versão iluminada pela tecnologia.

A NVIDIA promete divulgar em breve uma lista ainda mais extensa de títulos que vão se beneficiar com a tecnologia. A empresa confirmou que o DLSS 3.0 será um recurso exclusivo da nova linha RTX 40, cujos modelos RTX 4090 e RTX 4080 devem começar a chegar às lojas no dia 12 do próximo mês.

 

Mostrar menosContinuar lendo

Daniel Tanan

Uma Enciclopédia viva de Duna e outros assuntos nerds variados do cinema à animes.

Mais posts deste autor