Atenção: este texto contém spoilers massivos do novo filme Superman.
O filme Superman, de James Gunn, que marca o início do novo Universo DC (DCU), chegou aos cinemas com uma trama repleta de ação, novos heróis e reviravoltas que podem ter deixado o público com algumas dúvidas. O desfecho do longa não apenas conclui a batalha contra Lex Luthor, mas também planta sementes cruciais para o futuro do Capítulo Um: Deuses e Monstros.
Se você saiu do cinema tentando juntar todas as peças, nós explicamos tudo o que aconteceu no final do filme.
O Plano de Lex Luthor e a Batalha por Metrópolis
O clímax do filme revela que todo o conflito entre as nações de Jarhanpur e Boravia foi orquestrado por Lex Luthor (Nicholas Hoult). Seu plano era usar a guerra como uma isca para atrair o Superman e eliminá-lo. Para isso, ele libera sua arma secreta: Ultraman, um clone do Superman criado a partir de um fio de cabelo do herói.
Enquanto Superman (David Corenswet) retorna a Metrópolis para impedir que uma fenda dimensional criada pela tecnologia de Luthor destrua a cidade, a “Gangue da Justiça” — formada por Mulher-Gavião (Isabela Merced), Senhor Incrível (Edi Gathegi) e o Lanterna Verde Guy Gardner (Nathan Fillion) — vai a Jarhanpur para conter a invasão, com a ajuda do Metamorfo (Anthony Carrigan).
Em Metrópolis, Superman, com a ajuda de seu cão Krypto, consegue derrotar Ultraman, jogando-o em um buraco negro. Ao mesmo tempo, Lois Lane (Rachel Brosnahan) e Jimmy Olsen (Skyler Gisondo) conseguem provas, com a ajuda de Eve Tesmacher, que incriminam Luthor, e as divulgam para o mundo. Com seu plano exposto e seu clone derrotado, Lex é preso e levado para a penitenciária Belle Reve.
A Chocante Verdade sobre os Pais de Krypton
Uma das maiores reviravoltas da trama é a revelação sobre a mensagem que os pais biológicos de Clark, Jor-El e Lara-El, enviaram com ele para a Terra. A mensagem, que o herói acreditava ser uma incumbência para proteger a humanidade, estava corrompida.
Luthor descobre e revela ao mundo a versão completa e original da gravação, que na verdade instrui Kal-El a subjugar a humanidade e preparar a Terra para uma futura dominação kryptoniana. A revelação abala o Superman, que agora precisa lidar com o fato de que sua origem pode não ser tão nobre quanto ele imaginava.
A Surpresa Final: Supergirl e as Cenas Pós-Créditos
Na cena final do filme, Superman está na Fortaleza da Solidão quando é surpreendido pela chegada de sua prima, a Supergirl (Milly Alcock). Em um momento descontraído, ela revela ser a verdadeira dona de Krypto e veio buscá-lo após “festejar em um planeta com um sol vermelho” (o que a permite ficar bêbada). A participação especial serve como um gancho direto para o filme solo da heroína, Supergirl: A Mulher do Amanhã, que estreia em 2026.
O filme conta com duas cenas pós-créditos:
- A primeira é uma cena afetuosa de Superman e Krypto relaxando e observando o planeta Terra do espaço.
- A segunda é uma cena cômica em que o Superman aponta para o Senhor Incrível que um dos prédios que eles reconstruíram em Metrópolis está torto, para a irritação do herói perfeccionista.
O final de Superman conclui a história principal de forma satisfatória, mas deixa claro que este é apenas o começo, com um universo rico e cheio de novos heróis e tramas já estabelecidos para o futuro do DCU.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br