em , ,

O que é verdade e o que é mentira em Legítimo Rei

(Spoilers)

A netflix investiu em uma produção que é continuação de uma das histórias mais clássicas a respeito do gênero medieval. Trata-se de Legítimo Rei, filme conta a história de Roberto de Bruce em um momento em que os escoceses se entregavam aos ingleses e prometiam não mais se rebelar contra a coroa. Nesse tipo de produção é comum haver informações imprecisas em relação ao fator histórico e iremos debater se questões apresentadas no longa são ou não verdadeiras.

Coração Valente x Legítimo Rei

William Wallace foi capturado pelo exército britânico e morto em Londres no ano de 1305 por confrontar o reinado inglês. Em Legítimo Rei, com pouco mais de vinte minutos de filme, aparece Roberto de Bruce indo à cidade entregar os tributos aos ingleses e lá se depara com um tumulto. Esse é o exato momento em que William Wallace está sendo executado, aquele braço preso a uma parte de seu peito havia acabado de ter sido cortado, por isso que a população estava revoltada. Aquele momento serve para nos mostrar que Roberto caiu na realidade com as crueldades feitas pela Inglaterra aos escoceses e serve para dar início ao seu plano em se rebelar contra a coroa.

Em Legítimo Rei não mostram o que ocorreu com William Wallace, pois tal fato já havia sido retratado em Coração Valente e não haveria necessidade de mostrar tal cena novamente. A morte de William Wallace foi muito mais cruel do que a retratada de fato em Coração Valente. Deixado nu, William foi arrastado por cavalos pelas ruas de Londres e só depois foi esquartejado, suas partes internas foram retiradas e só depois cortaram sua cabeça, sendo então desmembrado em quatro partes. Essas partes de seu corpo foram enviadas para quatro cidades inglesas para serem expostas e sua cabeça foi colocada em uma lança na Londo Bridge.

Roberto de Bruce e o Juramento ao Rei Eduardo I

No início de Legítimo Rei podemos ver Roberto de Bruce ajoelhado junto a seu pai e outros nobres da Escócia jurando lealdade aos ingleses e isso de fato ocorreu na história. Só que na produção não há um salto temporal, parece que logo a partir desse ato que Roberto começou a se rebelar e não foi bem assim. Em 1303 ocorreu a invasão da Escócia pelo exército inglês e em 1304 todos os nobres (com exceção de William Wallace que estava se escondendo) se renderam ao rei Eduardo I, a rebelião em de Bruce só aconteceria em 1305. No longa precisaram correr para dar maior agilidade ao roteiro.

O Assassinato de John Comyn

John Comyn era um dos principais nomes para se tornar rei da Escócia. Há duas histórias para esse ato que realmente aconteceu. O primeiro diz que Comyn traiu um trato que tinha com Roberto de Bruce, ambos haviam feito um acordo em que Comyn não teria mais direito ao trono em troca das terras de Bruce, isso no caso de Bruce começar uma rebelião contra os ingleses. Comyn teria levado a notícia da rebelião aos ingleses e Roberto teria descoberto tudo e em 1306 o esfaqueou. O segundo relato dessa história diz que Roberto de Bruce se reuniu com John Comyn e desde o momento que o viu já estava com o intuito de matá-lo para assim conseguir acesso ao trono escocês, da mesma forma que foi relatado no filme. Só que não há uma exatidão em saber quais das duas histórias é a real. O longa foi pelo caminho da morte certa de Comyn se segurando em documentos históricos ingleses que mencionam o acontecimento.

As Crueldades de Eduardo II.

O Rei Eduardo II (também conhecido como Príncipe de Gales) é o principal vilão em Legítimo Rei só que não há provas históricas que o mostrem como o ser maldoso retratado no longa. Há relatos históricos que mostram ele tratando bem os trabalhadores do castelo e até mesmo o tratamento digno a pessoas de classes mais baixas. Em seus últimos anos como Rei teve sim momentos de tirania e quando era Príncipe de Gales era tido como uma pessoa largada e que deixava seus serviços em segundo plano.

James Douglas e a Reconquista do Castelo

O momento em que Douglas entra em seu castelo e arma uma arapuca para os soldados que ali estão é uma das cenas mais impressionantes do longa e ela também ocorreu. Há uma riqueza de detalhes que foi mantida em relação ao que realmente aconteceu. James Douglas havia pedido para o rei Eduardo I suas terras e o castelo de volta, algo que foi negado pelo rei. No ano de 1307 Douglas e alguns homens entraram sorrateiramente no castelo e esperaram até que os soldados entrassem para rezar na igreja e então começou o massacre em que Douglas gritou seu nome várias vezes. Alguns soldados foram mortos e outros pegos de reféns. No filme é mostrado que esses soldados seriam mortos e arremessados no poço, só que na história aconteceu algo pior tendo terminado com os soldados decapitados e suas cabeças jogadas nos porões.

A Vitória em Loundoun Hill

A Batalha de Loundoun Hill marcou o início da vitória de Roberto de Bruce sobre a coroa inglesa. No filme é mostrado que ele enfrenta as tropas de Eduardo II e de Aymer de Valence, acontece que apenas Aymer estava em combate tendo sido derrotado por Bruce, algo que não havia acontecido em um primeiro confronto em que Bruce saiu derrotado em Methven. A Batalha de Loundoun Hill foi muito importante, pois marcou a primeira grande vitória de Bruce sobre os ingleses.

O Confronto entre Roberto de Bruce e Eduardo II

Essa é uma das maiores incongruências históricas relatada no longa, justamente por não ter acontecido. O famoso Príncipe de Gales não estava em Loundoun Hill na época que o combate ocorreu. Na verdade ele estava no sul, longe da batalha que ocorria no norte. Eduardo II se deslocou para o norte após a derrota de Aymer em Loundoun Hill. Nesse cenário só é verdade aa morte de Eduardo I que realmente ocorreu enquanto iam em direção ao norte. Não diz no filme, mas o então atual rei da Inglaterra morreu de disenteria.

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Walking Dead | Quem são os Sussurradores?

Detetive Pikachu | 10 Pokémon que precisam aparecer no Filme