A orca Tokitae, também conhecida como Lolita, está finalmente retornando para casa no mar após passar mais de 50 anos em cativeiro. Defensores dos direitos dos animais, líderes indígenas e organizações sem fins lucrativos se uniram para realocar a orca, que vive no Miami Seaquarium, considerado o menor recinto de orcas da América do Norte. Com cerca de 57 anos de idade, Tokitae é amplamente considerada a orca viva mais velha em cativeiro e sua vida fora de casa começou em 1970, quando ela foi levada de Penn Cove, na costa do estado de Washington. Os parentes de Tokitae ainda estão vivos, incluindo a orca de 90 anos que se acredita ser sua mãe.
O projeto de libertação de Tokitae foi anunciado em uma coletiva de imprensa conjunta com membros do Miami Seaquarium, Dolphin Company, empresa proprietária do parque, Friends of Toki, uma organização sem fins lucrativos que defende a liberdade da orca e faz verificações de bem-estar dela todos os meses, a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, e o filantropo Jim Irsay, proprietário do Indianapolis Colts, que forneceu apoio financeiro ao projeto de realocação. A meta é movê-la em 18 a 24 meses, pois ela precisa ser retreinada para caçar e a logística da mudança física ainda não foi determinada. O objetivo final é que Tokitae se adapte a um enorme cercado marinho de uma baía em Puget Sound, uma profunda enseada estuarina do oceano Pacífico localizada na costa noroeste dos Estados Unidos, onde ela poderá viver em paz pelo resto de seus dias.
Embora alguns defensores tenham levantado questões sobre como a saúde da baleia poderia ser afetada pela mudança, ou se ela seria capaz de se defender sozinha na natureza, o processo de realocação dedicado abordará essas questões. A prefeita de Miami-Dade enfatizou que a prioridade é o bem-estar a longo prazo de Tokitae e que, juntos, guiados por especialistas, continuarão a fazer o que é melhor para ela. O filantropo Jim Irsay, que forneceu apoio financeiro ao projeto, disse que sabe que Tokitae quer chegar a águas livres e que viveu tanto tempo para ter essa oportunidade.
A libertação de Tokitae é um marco importante na luta pelos direitos dos animais e a conscientização sobre a crueldade do cativeiro. A orca, que passou a maior parte de sua vida em um tanque pequeno e apertado, finalmente terá a chance de viver em um ambiente mais natural e adequado para sua espécie. O caso de Tokitae também levanta questões sobre a necessidade de parques marinhos e a exploração de animais para entretenimento. Os defensores dos direitos dos animais e organizações sem fins lucrativos esperam que a libertação de Tokitae sirva como um exemplo para outras baleias e golfinhos em cativeiro e incentive as pessoas a se tornarem mais conscientes sobre a necessidade de proteger a vida selvagem