Embora o legado de Dragon Ball se estenda para além de suas histórias canônicas, os filmes e os animes originais também contam com vilões cativantes. Aliás, eles empurram os Guerreiros Z a novos patamares, o que acaba por gerar grandes combates.
O impacto desses personagens é tão grande que alguns, como Broly, acabaram se tornando canônicos, uma indicação clara de quão memoráveis esses antagonistas não-canônicos são.
1. Cooler
Estreia: Dragon Ball Z: A Vingança de Cooler
Após a queda de Freeza, Cooler decidiu vingar a honra de sua família, indo à Terra para lutar contra o homem que derrotou seu irmão. No filme, ele consegue ferir Goku e, desse modo, o persegue, revelando sua forma final que o torna ainda mais icônico. No entanto, depois de irritar Goku, ele viu o Saiyajin se transformar e, por conseguinte, o derrotar rapidamente.
2. Omega Shenron
Estreia: O Dragão de Uma Estrela (Episódio 57 de Dragon Ball GT)
Dragon Ball GT tem seus críticos, no entanto, os fãs não podem negar que o arco final de Sete Estrelas é bastante convincente. Ele apresenta Syn Shenron como uma ameaça, o qual, por sua vez, se transforma em Omega Shenron. Nessa forma, o vilão é uma grande ameaça que só pode ser derrotada com a estreia do Super Saiyajin 4 Gogeta. Infelizmente, a transformação não dura muito, o que leva Goku a usar uma Genki Dama, com a energia de todo o universo, para acabar com esse inimigo de uma vez por todas.
3. Baby
Estreia: O Segredo de Baby (Episódio 22 de Dragon Ball GT)
Outro vilão de GT que foi bastante interessante é Baby, o último sobrevivente da raça Tuffle, que foi erradicada pelos Saiyajins. Ele busca vingança por suas transgressões e acaba sendo uma grande dor de cabeça para os Guerreiros Z. Embora ele seja poderoso o suficiente para infectar múltiplos Saiyajins, seu alvo principal é Vegeta. Sua posse leva à estreia de Baby Vegeta, que desbloqueia várias transformações e leva Goku ao seu limite em uma batalha para a história.
4. Android 21
Estreia: Dragon Ball FighterZ
Apesar de ser uma personagem canônica, o mesmo não se pode dizer da Androide que ela serve de modelo. A Androide 21 é uma personagem divertida que esconde um lado sombrio que a torna mais cativante do que nunca. Em sua forma transformada, ela assume uma forma que a faz parecer um Majin. Por fim, é revelado que ela abriga as células dos Guerreiros Z, Freeza, Cell e Majin Buu, o que a torna a lutadora suprema e, por conseguinte, um pesadelo para ser derrotada.
5. Janemba
Estreia: Dragon Ball Z: O Renascimento da Fusão
O Renascimento da Fusão é um dos melhores filmes de Dragon Ball Z, principalmente porque serve como a estreia de Gogeta. No entanto, esse personagem jamais teria sido revelado se não fosse por um poderoso antagonista que levou Goku e Vegeta aos seus limites. Janemba começa como um kaiju sem cérebro que não conhece sua própria força, antes de se transformar em uma ameaçadora encarnação do mal. Sua aparência é icônica, e seu poder é imenso o suficiente para que a dupla Saiyajin tenha que recorrer à fusão, com Vegeta engolindo seu orgulho para eliminar esse inimigo de uma vez por todas.
6. Copy Vegeta
Estreia: O Selo do Planeta Pot-au-feu! O Segredo da Super-Água Humana Libertada! (Episódio 44 de Dragon Ball Super)
Dragon Ball Super não é estranho a arcos fillers, sendo a Saga Copy Vegeta bastante memorável. Após ter seu poder absorvido por uma criatura roxa, Copy Vegeta nasce e enfrenta Goku. Este inimigo não é brincadeira e leva Goku ao seu limite. Para os fãs da dublagem, a cereja do bolo é que este vilão não-canônico tem a voz de Brian Drummond, o dublador de Vegeta no Ocean dub.
7. Super 17
Estreia: 17 Vezes 2 (Episódio 44 de Dragon Ball GT)
Quando o Androide 17 é forçado a se fundir com sua contraparte de Outro Mundo, o resultado é um dos Androides mais fortes de todos os tempos. Super 17 não é brincadeira e pode lutar de igual para igual com a força de Super Saiyajin 4 Goku. Por mais poderoso que ele possa ser, a fusão com o Androide 17 se torna sua ruína, pois esta metade de Super 17 faz com que o vilão revele inconscientemente sua fraqueza. Isso dá a Goku a vantagem de que ele precisa para derrotar um dos vilões mais icônicos de Dragon Ball GT.