Os Anões podem não ter sido uma presença tão proeminente no início de Magic: The Gathering, mas com o tempo, foram se estabelecendo como uma raça poderosa e versátil, especialmente a partir do bloco Kaladesh. Com uma habilidade natural para criar sinergias com veículos, artefatos e até Espíritos, os Anões trouxeram uma nova dimensão ao jogo, oferecendo tanto força bruta quanto interações estratégicas complexas. Abaixo, vamos examinar alguns dos comandantes de Anões mais interessantes disponíveis, focando em seus pontos fortes e como eles podem ser usados no formato Commander.
Depala, Piloto Exemplar
Depala é uma das principais representantes dos Anões de Kaladesh, oferecendo suporte tanto para Anões quanto para Veículos. Sua habilidade de compra de cartas ao ser virada – seja por combate, convocação ou outras habilidades – permite que você mantenha seu fluxo de recursos, garantindo que você sempre tenha algo para jogar.
Além disso, ela serve como um lorde que dá bônus de ataque para Anões e Veículos, incentivando a construção de decks híbridos que aproveitem ao máximo essas sinergias. Depala é uma excelente escolha para jogadores que desejam explorar a interação entre criaturas e Veículos, mantendo a pressão com buffs de ataque e vantagem de cartas.
Bruenor Battlehammer
Se você busca um comandante que encarne o estereótipo clássico de um Anão guerreiro, Bruenor é a escolha ideal. Especialista em equipamentos, ele oferece um aumento de +2/+0 para criaturas equipadas, além de permitir que você equipe uma criatura por turno sem pagar o custo de mana.
Essa habilidade pode acelerar drasticamente a sua estratégia, especialmente em um deck de Voltron, onde você equipa uma única criatura com vários artefatos poderosos, como Colossus Hammer ou Argentum Armor. Bruenor é perfeito para jogadores que gostam de uma abordagem direta e agressiva, com foco em equipamentos.
Cadric, Soul Kindler
Cadric é um comandante que oferece possibilidades interessantes em decks focados em criaturas lendárias. Sua habilidade de duplicar criaturas lendárias temporariamente, adicionando uma cópia com aceleração por apenas um mana, cria diversas oportunidades para abusar de efeitos de entrada e saída de campo.
Esse tipo de interação permite que você explore ao máximo gatilhos de ETB (entrada no campo de batalha) e de morte, oferecendo tanto poder ofensivo quanto controle sobre o campo. Cadric se destaca em decks que combinam lendas poderosas com efeitos que aproveitam sua duplicidade.
Rankle e Torbran
Uma combinação inusitada formada durante a invasão phyrexiana, Rankle e Torbran trazem uma mistura de caos e dano. Suas três habilidades ativadas afetam todos os jogadores, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo da situação.
Com habilidades que forçam sacrifícios, criam tesouros e aumentam o dano causado, Rankle e Torbran se destacam em estratégias aggro que buscam encerrar o jogo rapidamente. A sinergia entre dano e recursos adicionais oferece uma pressão constante, tornando-os uma excelente escolha para jogadores que gostam de controlar o ritmo do jogo com agressividade e travessuras.
Hofri Ghostforge
Hofri traz uma abordagem única para os Anões, introduzindo um subtema de Espíritos. Sua habilidade de trazer criaturas de volta como Espíritos com atropelar e ímpeto permite que você mantenha presença no campo de batalha, mesmo após uma limpeza de mesa.
Além disso, quando esses Espíritos morrem, as criaturas exiladas retornam ao seu cemitério, oferecendo sinergia com mágicas de reanimação. Hofri é uma escolha sólida para jogadores que gostam de uma abordagem resiliente, onde suas criaturas sempre encontram uma maneira de retornar ao campo de batalha.
Glóin, Emissário Anão
Glóin é um anão que faz jus à sua fama, oferecendo uma combinação de criação de Tesouros e manipulação de oponentes. Sua habilidade de criar Tesouros com magias históricas permite que você gere recursos ao longo do jogo, enquanto sua segunda habilidade de subornar criaturas oponentes para atacar outros jogadores adiciona um elemento político interessante ao jogo.
Embora seu potencial de geração de tesouros seja limitado a um gatilho por turno, Glóin ainda pode ser um comandante poderoso em decks que fazem uso de artefatos e criaturas lendárias, criando uma estratégia focada tanto em recursos quanto em manipulação.
Magda, Fora da Lei Descarada
Por fim, Magda é uma das comandantes mais eficazes quando se trata de construir um deck de Anões. Por apenas dois manas, ela oferece um bônus de poder para seus Anões, gera Tesouros sempre que uma de suas criaturas é virada e ainda permite que você troque cinco Tesouros por um Dragão ou artefato do seu deck.
Magda oferece uma incrível flexibilidade, podendo ser usada em estratégias de tesouro, dragões ou artefatos, tornando-a uma escolha incrivelmente versátil para jogadores que desejam explorar diferentes estilos de jogo.
Comandantes de Anões em Magic: The Gathering oferecem uma variedade de estilos de jogo, desde estratégias agressivas focadas em equipamentos e veículos até abordagens mais criativas com artefatos e Espíritos. Dependendo do seu gosto pessoal, há um Anão ideal para liderar seu deck Commander, seja você um fã de abordagens diretas ou interações complexas.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br









