Atriz incomum, de uma beleza exótica, raro talento e brilho inconfundível na tela, Shelley Duvall nasceu no Texas em 7 de julho de 1949 e nos deixou hoje (11/07). Nos últimos anos, tinha estado um pouco afastada do cinema, mas seus principais filmes figuram em qualquer lista séria de produções de primeiro nível dentro da indústria.

Estes são seus cinco melhores filmes e que valem ser vistos e revistos:

Os Melhores Filmes com Shelley Duvall
Reprodução

5. Nashville (1975)

Considerado o filme definitivo de Robert Altman, é o típico caso de ame ou odeie: alegórico, frenético, entrecortado e vertiginoso, sobrevive até hoje como um retrato de uma época em que o cinema industrial era altamente experimental (para o bem e para o mal).

4. Retratos de uma Mulher (1996)

Antes de se consagrar com o Oscar de Ataque dos Cães, Jane Campion dirigiu Duvall e um elenco estelar nesta sensível adaptação da obra de Henry James. Excelente reconstituição de época e música do genial compositor polonês Wojciech Kilar (o mesmo de “Drácula de Bram Stoker”).

Os Melhores Filmes com Shelley Duvall
Reprodução

3. Três Mulheres (1977)

A carreira de Duvall é fortemente determinada pelos papéis em filmes de Robert Altman. Se outros títulos do diretor hoje podem parecer levemente datados e maneiristas, este não é o caso do drama “Três Mulheres”, um poderoso enredo com alta carga psicológica, clima etéreo e atuações femininas excepcionais. Indispensável.

2. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Conhecido no Brasil durante muito tempo por seu estapafúrdio título em português, “Annie Hall” é possivelmente a mais influente comédia dramática de todos os tempos. Seu estilo foi e continua sendo imitado e homenageado por seriados e novos filmes desde seu lançamento e recursos que hoje parecem banalizados (como os atores falando para a câmera) surgiram na época repletos de frescor e invenção. Uma mistura de Godard e Howard Hawks, encantador, melancólico e brilhante, não sentiu um dia sequer a passagem do tempo. O personagem de Duvall é reduzido, mas suas cenas são hilárias.

Shelley Duvall, de O Iluminado, morre aos 75 anos
Warner

1. O Iluminado (1980)

Existem filmes de terror mais assustadores, mas poucos serão tão exuberantes, simbólicos e climáticos quanto esta obra-prima de Stanley Kubrick. Uma produção cercada de folclore e boatos (a maioria deles pode ser desvendada ao assistir aos bastidores do filme, em clima totalmente familiar, e que no máximo revelam um diretor minucioso no melhor exercício de seu ofício). Talvez apenas “Psicose” dentro do gênero seja ainda hoje tão influente e imitado quanto “O Iluminado” e o grito de Shelley Duvall figura entre os momentos mais marcantes do século do cinema.

Mostrar menosContinuar lendo

Daniel Moreno

Cineasta, roteirista e colaborador esporádico de publicações na área, diretor do documentário “O Diário de Lidwina” (disponível no Amazon Prime e ClaroTV), entre outros.

Mais posts deste autor