A expansão Shadow of the Erdtree acabou de ser lançada para Elden Ring e sua legião de fãs, popularizando ainda mais o gênero souls que a FromSoftware cunhou ao ter lançado Demon’s Souls no PlayStation 3 ainda em 2010. Com uma oportunidade excelente como essa, ranqueamos todos os jogos base da produtora que se encaixam no gênero tão polêmico – amado e odiado na mesma medida. Confira abaixo, do “pior” ao melhor jogo da FromSoftware:

7. Dark Souls 2

Dark Souls 2 não é bem um jogo terrível, mas fica muito abaixo de Dark Souls e mesmo de Demon’s Souls no aspecto criativo. O mundo aparenta ser maior que o do primeiro jogo e os gráficos foram muito melhorados em relação a ele. Mas infelizmente no geral, visualmente o jogo parece mais um RPG genérico.

Mesmo assim, ainda acho alguns segmentos impressionantes, darei como exemplo o cenário de Drangleic. No entanto, posso afirmar com facilidade que é o jogo que menos gosto dos soulslikes da From Software 

6. Demon’s Souls

Demon’s Souls, saindo como exclusivo para o PS3 em 2010 foi o jogo que iniciou tudo pela FromSoftware. Ele tem uma mecânica já um tanto parecida com a de Dark Souls, mas é muito mais difícil. Quando você perde fica com apenas metade da vida que só é recuperada após derrotar o próximo chefe. 

O jogo possui algumas mecânicas estranhas e desnecessárias como a que acabei de descrever e fica aquém de Dark Souls também no quesito visual. No entanto, ele tem algum mérito por ser a estréia de Hidetaka Miyazaki nos RPGs e pode-se dizer que foi esse jogo que o colocou no caminho da fama e no panteão dos desenvolvedores de videogames.

  1. Dark Souls 3

Dark Souls 3 é um primor do início ao fim. Ele toma a jogabilidade já conhecida da série Souls e a une com a agilidade apresentada em Bloodborne e trás mais uma obra prima a série. De novidade no combate, o jogo trás a mecânica de weapon art, onde cada arma possui uma habilidade diferente.

A partir daqui fica difícil ranquear os jogos da série, pois os considero quase impecáveis, mas creio que os que vem a seguir superam o DS3 em alguns aspectos. Coloco ele abaixo do 1 pois apesar de ser um ótimo jogo, o primeiro Dark Souls ainda possuía um certo frescor e sensação de novidade que foi se perdendo a cada lançamento e superar as expectaticas após ele nunca foi uma tarefa fácil. No entanto ainda considero um ótimo jogo e recomendo.

  1. Dark Souls

Dark Souls é um dos meus jogos favoritos da vida e acredito que seja também o de muitos fãs de RPG. Apesar de Demon’s Souls ter sido o primeiro jogo a usar essa fórmula, foi com Dark Souls que a From Software se consolidou como criadora de uma nova tendência dentro dos videogames.

O jogo apresenta visuais incriveis, com um detalhamento absurdo em cada cenário. Um design de monstros espetacular e bastante criativo, especialmente nos chefes e o destaque é o nível de desafio do jogo, mais balanceado e justo do que o predecessor, Demon’s Souls. É uma obra prima e ainda vale a pena revisitar esse jogo em sua versão remasterizada pela FromSoftware.

  1. Elden Ring

Elden Ring se aprimorou de tudo que fez Dark Souls um sucesso e aprimorou, elevando a escala do jogo e do mundo em si, com um novo lore, criado pelo Hidetaka Miyazaki em parceria com George RR Martin (autor de Game of Thrones). 

Nesse jogo para atravessar o vasto cenário o jogador dispõe até mesmo de uma montaria. Tudo em relação ao jogo é bastante envolvente e sem dúvidas a From Software nâo desapontou com esse jogo, sendo este seu maior sucesso até agora. No entanto, acredito que os dois jogos que vem a seguir ainda o superam em alguns aspectos. 

  1. Bloodborne

Bloodborne está entre os melhores jogos da geração do PS4 e é de longe meu exclusivo favorito no console. Este jogo utiliza a já estabelecida fórmula de sucesso da série Souls e a leva a um outro patamar. Agora os parrys são feitos com armas de fogo, cada arma possui uma variação e é possível realizar combos diferentes alternando entre elas. O personagem está muito mais ágil e versátil do que nos jogos anteriores da FromSoftware.

Isso sem falar na ambientação gótica, nos monstros sinistros e toda a atmosfera criada pelo visual do jogo combinado a sua trilha sonora. Coloco Bloodborne acima dos outros pelas inovações que ele trouxe e por ser um dos jogos mais únicos dentro do gênero até hoje.

  1. Sekiro

Sekiro: Shadows Die Twice é o meu favorito dentre os soulslikes.  Sendo o jogo que exige mais habilidade, com seu intrincado sistema de parries, o jogo apresenta um desafio inédito ao gênero. Sem falar na dificuldade extra de não ser possível invocar outro jogador ou um NPC para ajudar nos combates, como é o caso dos outros jogos da From Software, fazendo com que este jogo seja bem mais desafiador.

Este também é o primeiro jogo do gênero com ambientação japonesa criado pela desenvolvedora. O personagem, Sekiro também possui um gancho  que faz com que a navegação seja mais rápida e prazerosa. 

Outros aspectos que me fazem colocá-lo nessa posição são os visuais incríveis, trilha sonora impecável e inimigos memoráveis.

Mostrar menosContinuar lendo

Daniel Tanan

Uma Enciclopédia viva de Duna e outros assuntos nerds variados do cinema à animes.

Mais posts deste autor