Filme estrelado por Selena Gomez e Karla Sofía Gascón atinge 13 indicações e quase entra no clube dos recordistas

A temporada de premiações de 2025 trouxe surpresas com o filme Emilia Pérez, que acumulou impressionantes 13 indicações ao Oscar. Embora tenha ficado a uma indicação de igualar o recorde histórico de 14 categorias, o longa se junta à seleta lista de produções que marcaram presença maciça na maior premiação do cinema mundial.

Recordistas de indicações ao Oscar

Três filmes permanecem no topo como os mais indicados ao Oscar na história, cada um com 14 categorias. Confira:

  • All About Eve (1950): Dirigido por Joseph L. Mankiewicz e estrelado por Bette Davis, o drama sobre os bastidores da Broadway conquistou seis estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
  • Titanic (1997): O épico de James Cameron se destacou com 14 indicações e 11 vitórias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, sendo também o filme com mais Oscars na história, ao lado de Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).
  • La La Land (2016): Aclamado musical de Damien Chazelle, estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling, levou seis Oscars, incluindo Melhor Diretor e Melhor Atriz. Apesar de sua grandiosidade, é lembrado pelo erro histórico no anúncio de Melhor Filme.

Filmes com mais Oscars da história

Embora a lista de filmes mais indicados impressione, outro ranking merece destaque: os que mais venceram. São três produções que alcançaram 11 estatuetas:

  1. Titanic (1997)
  2. Ben-Hur (1959)
  3. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Cada um deles marcou época com épicas produções que se destacaram em todas as frentes, de roteiro a figurino, passando por efeitos visuais e direção.

Expectativas para 2025

Com Emilia Pérez próximo do recorde de indicações e Ainda Estou Aqui concorrendo nas principais categorias, o Oscar 2025 promete ser um marco para o cinema contemporâneo. A cerimônia, marcada para 2 de março, em Los Angeles, pode, quem sabe, sacudir ainda mais as listas de recordes históricos.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor