Último desejo do pontífice inclui funeral simples e sepultamento em igreja que frequentava antes e depois de suas viagens apostólicas

O corpo do Papa Francisco está sendo velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, após sua morte na última segunda-feira, 21 de abril. O velório público, que atraiu milhares de fiéis ao longo da semana, será encerrado nesta quinta-feira (25), com o funeral marcado para esta sexta (26).

A expectativa é de que até 200 mil pessoas compareçam ao evento, que também contará com a presença de mais de 130 delegações internacionais. Entre os confirmados estão o Príncipe William, o ex-presidente norte-americano Donald Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Um funeral moldado pelo próprio Papa

Conhecido por sua humildade e aversão aos excessos, o Papa Francisco deixou instruções específicas para o seu sepultamento, solicitando mudanças importantes na tradição vaticana. Seu corpo será enterrado com simplicidade, em um caixão de zinco selado dentro de um de madeira, contendo seus pertences pessoais, moedas cunhadas durante seus 12 anos de pontificado, um tubo de metal com sua biografia papal e documentos que serão lidos antes do sepultamento.

A cerimônia desta noite incluirá a bênção com água benta e a colocação de um pano de seda branca sobre seu rosto, em rito tradicional.

O local escolhido para o sepultamento não será a cripta papal no subsolo da Basílica de São Pedro, como é costume, mas sim a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. A decisão foi tomada em vida pelo próprio pontífice, que declarou em testamento:

“Desejo que minha última jornada terrena termine precisamente neste antigo santuário mariano, onde sempre parava para rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica.”

Legado espiritual e simplicidade final

No testamento, o Papa pediu que sua lápide contenha apenas a palavra “Franciscus”, sem adornos especiais, refletindo sua vida voltada à simplicidade, compaixão e justiça social. Ele também ofereceu seu sofrimento final “pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos”.

“Que o Senhor conceda uma recompensa digna a todos aqueles que me amaram e que continuam a rezar por mim”, escreveu ele em sua despedida.

O funeral do Papa Francisco será transmitido ao vivo para diversos países, marcando o fim de um dos papados mais populares e progressistas da história recente da Igreja Católica.

Mostrar menosContinuar lendo