Em um movimento de grande magnitude para a indústria do entretenimento, a Paramount e a Activision anunciaram na manhã desta terça-feira (2) um acordo para desenvolver e produzir um filme live-action baseado na franquia de videogame Call of Duty. A parceria visa transformar um dos maiores nomes dos games em uma nova e grandiosa franquia cinematográfica, prometendo honrar o legado da série e, ao mesmo tempo, expandi-la para um novo público.
A importância do acordo é inegável. Com mais de 500 milhões de cópias vendidas ao longo de sua história, Call of Duty é a série de jogos mais vendida nos Estados Unidos nos últimos 16 anos, tornando-se uma das propriedades intelectuais mais valiosas e ainda inexploradas de Hollywood. O anúncio confirma a força crescente das adaptações de games no cinema.
‘Um sonho que se tornou realidade’, diz CEO da Paramount
O novo CEO da Paramount, David Ellison, que é um fã declarado da franquia, celebrou o acordo como a realização de um sonho pessoal e profissional. Ele garantiu que o estúdio tratará a adaptação com a máxima responsabilidade, traçando um paralelo com outro sucesso recente da empresa.
“Estamos abordando este filme com o mesmo compromisso disciplinado e intransigente com a excelência que guiou nosso trabalho em Top Gun: Maverick, garantindo que ele atenda aos padrões excepcionalmente altos que esta franquia e seus fãs merecem”, declarou Ellison em comunicado. “Posso prometer que estamos determinados em nossa missão de entregar uma experiência cinematográfica que honre o legado desta marca única.”
A ascensão das adaptações de games
A notícia chega em um momento em que Hollywood aposta cada vez mais alto no potencial dos videogames. Em uma busca por propriedades intelectuais já estabelecidas e com um público fiel, os estúdios têm encontrado nos games uma fonte rica de histórias e personagens. O sucesso bilionário de Super Mario Bros. – O Filme e a popularidade da franquia Sonic the Hedgehog, da própria Paramount, são provas do potencial desse mercado. Outros grandes títulos como The Legend of Zelda, Street Fighter e Mortal Kombat também estão em diferentes fases de adaptação.
A nova era da Paramount sob David Ellison
Este acordo por Call of Duty é mais um movimento agressivo da nova gestão da Paramount. Desde que David Ellison e a Skydance assumiram o controle do estúdio no mês passado, a empresa já fechou um acordo de US$ 7,7 bilhões pelos direitos de transmissão do UFC e um contrato de exclusividade com os Irmãos Duffer, criadores de Stranger Things. A aquisição de uma franquia do tamanho de Call of Duty reforça a estratégia de construir um portfólio robusto de propriedades intelectuais.
O presidente da Activision, Rob Kostich, reforçou a visão compartilhada. “Com a Paramount, encontramos um parceiro fantástico (…) Nosso objetivo comum é bem simples: criar uma experiência cinematográfica inesquecível e de sucesso que nossa comunidade ame e que também empolgue e inspire novos fãs da franquia.”