Pássaro que inspirou o Pica-Pau da animação clássica é declarado extinto

Uma perda que chama a atenção sobre o estado que a vida selvagem se encontra no planeta

No dia 29 de setembro, as autoridades norte-americanas informaram a remoção de 23 espécies das Listas Federais de Fauna e Flora Ameaçadas e em Perigo. Logo, são consideradas extintas.

Entre elas, está o pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis), ave que inspirou o personagem do famoso desenho Pica-Pau. 

O pica-pau-bico-de-marfim, popularmente conhecido como “Pássaro Deus do Senhor”, era o maior pica-pau das Américas. Ele não é observado de forma documentada desde 1944. Logo, desde então nunca mais foi visto e então considerado em extinção.

LEIA TAMBÉM  Breaking Bad já não é mais considerada a melhor série do século; confira

A lista de 2021 é considerada a maior a apresentação de espécies extintas desde o início da divulgação desse estudo originário de 1973.

Antes disso, apenas 11 espécies foram declaradas como extintas. Além do pica-pau-bico-de-marfim, a nova lista inclui um morcego frugívoro, onze aves, oito mexilhões de água doce, dois peixes e uma planta.

Em um cenário global, o número de espécies documentadas como extintas sobe para 902, mas é bem provável que esse valor seja bem maior. Felizmente, cerca de 54 espécies foram recuperadas desde 1975, mas as mudanças climáticas intensificam muito o crescente risco de extinção.

LEIA TAMBÉM  Diretor de Jurassic World: Domínio anuncia que filme já está pronto

A lista divulgada pelas autoridades norte-americanas seguirá aberta a comentários públicos pelos próximos dois meses. Caso nenhum cidadão prove que o pássaro foi avistado novamente, ou qualquer das espécies informadas, todas serão declaradas extintas definitivamente.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor