O aguardado Death Stranding 2: On the Beach já está disponível para os jogadores, mas o lançamento foi acompanhado por um desabafo comovente e surpreendente de seu criador, Hideo Kojima. Em uma publicação em suas redes sociais para celebrar a estreia, o lendário diretor japonês confessou que, durante os momentos mais difíceis da pandemia de Covid-19, chegou a duvidar que a ambiciosa sequência um dia ficaria pronta.
A mensagem, que começou com o anúncio oficial do lançamento e uma de suas típicas observações enigmáticas — “Está chovendo hoje, talvez porque eu me considere o ‘cara da chuva’, eu acho” —, rapidamente tomou um tom mais pessoal e vulnerável.
“Chegar até aqui é avassalador”
Kojima abriu o coração sobre os desafios enfrentados pela equipe durante o desenvolvimento. “Durante a pandemia, houve momentos em que eu realmente senti que talvez nunca terminássemos este jogo”, admitiu o criador, revelando a pressão e a incerteza que pairavam sobre a produção em meio ao lockdown global.
Ele finalizou a mensagem expressando um profundo sentimento de alívio e gratidão por ter superado os obstáculos. “Ter chegado até aqui é avassador. Muito obrigado a todos!”, escreveu, agradecendo à equipe e aos fãs pelo apoio.
O impacto da pandemia na visão do criador
Esta não é a primeira vez que Kojima reflete sobre como a pandemia o impactou. Anteriormente, ele já havia comentado sobre como a experiência de uma existência quase inteiramente digital durante o isolamento parecia “vazia”. A ironia é que essa vivência espelhava o tema central do primeiro Death Stranding, um jogo sobre reconectar fisicamente um mundo fragmentado através de uma versão fictícia da internet.
Embora o roteiro de Death Stranding 2 já estivesse concluído antes da pandemia tomar o mundo, a experiência do isolamento global parece ter fortalecido ainda mais a determinação de Kojima em criar jogos “que ainda não existem” e que provoquem reflexões sobre a conexão humana. Sua dúvida sobre a conclusão do projeto, portanto, não era apenas logística, mas também existencial.
Uma produção tranquila (para os padrões da indústria)
Curiosamente, a perspectiva de Kojima contrasta com a visão externa do desenvolvimento do jogo. Para os padrões da indústria de games AAA, um intervalo de cinco anos entre uma nova propriedade intelectual e sua sequência direta — com uma pandemia global no meio — é considerado um ciclo de desenvolvimento relativamente rápido e tranquilo.
A confissão do diretor revela a imensa pressão interna e os desafios invisíveis que as equipes de desenvolvimento enfrentam, mesmo quando um projeto parece estar correndo bem aos olhos do público. O desabafo de Kojima no dia do lançamento adiciona uma camada de triunfo pessoal à estreia de Death Stranding 2, lembrando aos jogadores que, por trás da jornada de Sam Bridges, houve uma outra, igualmente desafiadora, travada pela equipe que o trouxe à vida.