A People Can Fly, estúdio polonês conhecido por jogos como “Painkiller”, “Bulletstorm” e o mais recente “Outriders”, anunciou nesta sexta-feira (30/5) o cancelamento de dois projetos não anunciados e sinalizou que haverá uma rodada de demissões. A decisão drástica, segundo o CEO Sebastian Wojciechowski, está diretamente ligada a desentendimentos com uma editora, especificamente a Square Enix no caso de um dos títulos.
“Falta de comunicação” com a Square Enix leva ao fim do Projeto Gemini
O principal projeto afetado é o “Projeto Gemini”, um jogo que seria publicado pela Square Enix. Em um comunicado, Wojciechowski explicou que a suspensão do desenvolvimento ocorreu porque a editora “não nos apresentou uma minuta do anexo de conteúdo subsequente ao Contrato de Publicação, abrangendo os termos e condições de marcos futuros do Projeto Gemini”. Além disso, o CEO citou a “falta de comunicação da editora quanto à sua disposição de continuar ou encerrar o projeto Gemini”.
Essa situação já vinha se desenhando. Em janeiro passado, foi reportado que a People Can Fly teria demitido mais de 30 desenvolvedores que estavam alocados neste mesmo projeto com a Square Enix, indicando problemas anteriores na parceria.
Projeto Bifrost VR também é cancelado em meio a reestruturação e desafios financeiros
O segundo título cancelado é o “Projeto Bifrost”, um jogo de realidade virtual também não anunciado. Segundo Wojciechowski, a decisão de engavetar o Bifrost foi uma consequência dos problemas enfrentados com o Projeto Gemini e de uma “análise do fluxo de caixa do Grupo, que mostrou a falta de perspectivas para garantir os recursos organizacionais e os fundos necessários para continuar a produção e o lançamento deste projeto”.
Como resultado direto desses cancelamentos e da reavaliação financeira, o CEO admitiu a necessidade de uma reestruturação interna. “Precisamos nos reorganizar significativamente como estúdio e reduzir nossas equipes, o que é extremamente prejudicial”, declarou, expressando “profundo pesar e tristeza pela forma como esses eventos se desenrolaram” e agradecendo a contribuição dos funcionários afetados.
Um histórico de sucessos e parcerias, mas também de projetos interrompidos
A People Can Fly, que celebrou seu 20º aniversário em 2022 e chegou a ser propriedade da Epic Games entre 2012 e 2015, tem um portfólio de jogos de ação reconhecidos, como “Painkiller”, “Bulletstorm”, “Gears of War: Judgment” e o shooter cooperativo “Outriders”, este último também publicado pela Square Enix.
No entanto, o estúdio tem enfrentado um período conturbado recentemente. Em abril deste ano, a People Can Fly já havia anunciado o cancelamento de outro projeto de grande porte, o RPG de ação cooperativo de codinome “Project Dagger”. Este título estava em desenvolvimento há vários anos e a empresa planejava publicá-lo de forma independente após a editora original, Take-Two Interactive, ter desistido do acordo em 2022.
Projetos em andamento e o futuro da People Can Fly
Apesar dos reveses, a People Can Fly não está paralisada. O estúdio continua trabalhando em projetos importantes, incluindo o aguardado “Gears of War: E-Day”, um título para Xbox previsto para este ano, e um jogo ainda não anunciado que utiliza uma propriedade intelectual do PlayStation.