Com a estreia de Superman nos cinemas nesta sexta-feira (11), o novo Universo DC (DCU) de James Gunn e Peter Safran dá oficialmente a sua largada. E, junto com o filme, uma nova reportagem do jornal The Wall Street Journal revelou o ambicioso plano de longo prazo para a franquia: a estratégia é lançar dois filmes live-action e uma animação por ano, com o objetivo final de, eventualmente, unir os maiores heróis da editora em um novo filme da Liga da Justiça.
A reportagem detalha a visão dos co-CEOs da DC Studios para construir um universo coeso e de alta qualidade, aprendendo com os erros da gestão anterior. O plano é reintroduzir gradualmente todos os personagens mais conhecidos da empresa, incluindo novas versões do Batman e da Mulher-Maravilha, para que o público crie uma conexão com eles antes do grande encontro.
O ritmo de lançamentos e as peças no tabuleiro
A estratégia de lançar três filmes por ano, além de diversas séries de TV que se conectarão a esse universo, é um plano audacioso. Superman, estrelado por David Corenswet e Rachel Brosnahan, é a pedra fundamental deste Capítulo Um: Deuses e Monstros.
Outros projetos já estão no horizonte para cumprir esse cronograma. Para 2026, já estão confirmados o lançamento da série Lanternas, na HBO, no início do ano, e o filme da Supergirl, estrelado por Milly Alcock, que chegará aos cinemas no verão do hemisfério norte.
Além dos lançamentos confirmados, outros filmes já anunciados estão em diferentes estágios de desenvolvimento, como um filme do vilão Cara de Barro e a nova aventura do Homem-Morcego, Os Bravos e os Destemidos, que apresentará um novo Batman ao lado de seu filho, Damian Wayne, como Robin.
A reconstrução de uma marca
O plano detalhado pela reportagem mostra uma abordagem mais paciente e estruturada do que a vista na era anterior da DC nos cinemas, que foi criticada por apressar o encontro de seus heróis em Batman vs Superman e Liga da Justiça sem antes estabelecer suas histórias individuais de forma sólida.
James Gunn e Peter Safran, que assumiram o comando da DC Studios em outubro de 2022, têm a missão de corrigir essa rota e construir uma marca forte e confiável para os fãs. A estratégia de lançar múltiplos projetos por ano, mas com a maioria funcionando de forma independente, como o próprio Gunn já afirmou, busca criar um universo rico, mas que não exija que o público assista a tudo para entender cada história.
Com Superman agora nos cinemas, o primeiro passo desse grandioso plano foi dado.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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