No último final de semana, usuários do PlayStation que adquiriram conteúdo da Discovery receberam notícias desanimadoras por e-mail. A Sony anunciou que, devido ao término de um acordo de licenciamento, mais de 1,3 mil temporadas de séries da Discovery serão removidas da loja online da empresa, afetando até mesmo aqueles que compraram o acesso aos episódios.
A reviravolta é significativa, pois normalmente, ao adquirir conteúdo digital, os usuários esperam manter o acesso ao que compraram. No entanto, de acordo com a Sony, o acordo de licenciamento será encerrado em 31 de dezembro deste ano, resultando na remoção de todos os conteúdos adquiridos da biblioteca dos usuários.
A situação destaca como os termos associados à aquisição de conteúdo digital podem prejudicar os consumidores, já que muitas empresas oferecem uma “licença de uso” em vez de garantir a propriedade do material após a compra.
Esta não é a primeira vez que a PlayStation Store enfrenta situações semelhantes. Em agosto de 2022, a Sony encerrou um contrato de licenciamento com o StudioCanal, impactando consumidores na Alemanha e na Áustria. Na ocasião, 314 vídeos foram removidos das bibliotecas dos consumidores alemães e outros 137 foram eliminados para os austríacos, privando aqueles que haviam adquirido os conteúdos do acesso através de suas contas.
Essas decisões aparentemente contradizem a declaração anterior da Sony, feita em agosto de 2021, quando a empresa parou de vender conteúdos de TV e filmes pela PlayStation Store. Na época, a empresa afirmou que os consumidores que já haviam adquirido conteúdo não perderiam o acesso, uma afirmação que, na prática, está sendo questionada pelos recentes eventos.