Pokémon revela pronúncia correta de Rayquaza e choca fãs após 20 anos

A The Pokémon Company revelou a pronúncia oficial de Rayquaza. O anúncio, aliás, foi feito no Mundial de Pokémon e gerou um debate entre os fãs.
Pokémon revela pronúncia correta de Rayquaza e choca fãs após 20 anos Pokémon revela pronúncia correta de Rayquaza e choca fãs após 20 anos
Reprodução

A The Pokémon Company fez uma revelação bombástica. A empresa encerrou o Campeonato Mundial de Pokémon neste domingo (17). No entanto, a maior notícia do evento não foi sobre um novo jogo. A companhia, na verdade, decidiu ensinar os fãs a pronunciarem corretamente o nome de um de seus Pokémon Lendários mais famosos. Após mais de duas décadas, o mundo descobriu que, aparentemente, sempre falamos “Rayquaza” errado.

O anúncio aconteceu durante a cerimônia de encerramento do torneio. Um slide no telão intitulado “Pokémon pronunciado incorretamente” resolveu o mistério.

Ray-KWAY-Zuh, e não Ray-KWAH-Zuh

A empresa confirmou a pronúncia oficial do nome do lendário da região de Hoenn. A forma correta seria “Ray-KWAY-Zuh”. A revelação, no entanto, vai contra a maneira como a grande maioria dos fãs pronuncia o nome há anos: “Ray-KWAH-Zuh”. A notícia, portanto, gerou um silêncio chocado na plateia do evento, seguido por um intenso e divertido debate nas redes sociais.

A revolta e a negação dos fãs

A reação da comunidade Pokémon foi, em sua maioria, de negação bem-humorada. Muitos fãs simplesmente responderam com um sonoro “não” à correção. Outros, aliás, rotularam a informação como “propaganda de Rayquaza”.

Claro, houve também aqueles que afirmaram já saber da pronúncia correta o tempo todo. Um fã, por exemplo, chegou a compartilhar a página de um livro antigo de Pokémon. A imagem comprova que a pronúncia “Ray-KWAY-Zuh” já era a oficial há muito tempo.

Outras novidades do Mundial de Pokémon

A polêmica da pronúncia, no entanto, não foi a única novidade do evento. A The Pokémon Company também anunciou que o (fictício) novo jogo Pokémon Champions será o título principal do circuito competitivo a partir de 2026.

Além disso, os presentes no evento puderam testar uma demo do aguardado Pokémon Legends: Z-A. A demonstração revelou duas grandes novidades. Primeiramente, o jogo se passará inteiramente dentro da cidade de Lumiose. Em segundo lugar, o veneno voltará a causar dano aos Pokémon fora das batalhas, uma mecânica que não era vista desde os jogos Black & White.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor