Dan Trachtenberg é o herói da hora em Hollywood. Seu novo filme, Predador: Terras Selvagens, salvou a bilheteria norte-americana e iniciou novembro em grande estilo, estreando muito acima do esperado, com US$ 40 milhões em seu primeiro fim de semana. O número é uma vitória massiva, já que as projeções indicavam uma estreia na casa dos US$ 25 milhões. Globalmente, o filme já soma US$ 80 milhões.
O longa da 20th Century/Disney não apenas liderou, mas quebrou recordes. É a maior abertura doméstica da história da franquia, superando AVP: Alien vs. Predator (2004), e a maior abertura global, ultrapassando O Predador (2018).
O motivo do sucesso? O filme é bom. Predador: Terras Selvagens é o único filme da franquia (incluindo os crossovers com Alien) a conquistar uma nota A- no CinemaScore. Sua pontuação de público no Rotten Tomatoes é de 95%. Como disse um executivo de um estúdio rival à Variety: “É isso que acontece QUANDO VOCÊ FAZ FILMES BONS! As pessoas aparecem.”
O filme de Trachtenberg (diretor de Prey e Rua Cloverfield, 10) inova ao colocar um Predador (Yautja) como protagonista, interpretado por Dimitrius Schuster-Koloamatangi, que se une a uma sintética da Weyland-Yutani (Elle Fanning) no planeta mais perigoso do universo.
Os dramas adultos de Jennifer Lawrence e Sydney Sweeney fracassam
Enquanto Predator celebrava, os filmes de prestígio voltados para o Oscar tiveram um fim de semana brutal, provando que nomes de peso não são mais garantia de bilheteria.
O grande fracasso foi Die My Love, o psicodrama estrelado por Jennifer Lawrence e Robert Pattinson. O filme estreou em 8º lugar com míseros US$ 2,5 milhões. Pior do que os números foi a reação do público: o filme recebeu uma raríssima e terrível nota D+ no CinemaScore, com apenas 44% de aprovação no Rotten Tomatoes, indicando uma forte rejeição.
A situação foi ainda pior para Christy, o drama de boxe estrelado por Sydney Sweeney. O filme nem sequer entrou no Top 10, abrindo com irrisórios US$ 1,3 milhão.
Os outros destaques do fim de semana
- Regretting You (#2): A adaptação de Colleen Hoover provou ser o MVP da resistência, caindo apenas 9% em seu terceiro fim de semana e arrecadando US$ 7,1 milhões. O filme já soma US$ 70,9 milhões globais.
- O Telefone Preto 2 (#3): O terror da Blumhouse continua sendo um “monstro de lucro”. Caiu para terceiro lugar com US$ 5,2 milhões, mas já acumula US$ 120,4 milhões globais, com um orçamento de apenas US$ 30 milhões.
- Sarah’s Oil (#4): A produção da Amazon MGM estreou de forma sólida com US$ 4,5 milhões. Embora ignorado pela crítica, o filme recebeu um cobiçado A+ do CinemaScore, mostrando que o público que o viu, amou.
- Nuremberg (#5): O drama histórico com Russell Crowe, também cotado para o Oscar, fechou o Top 5 com uma estreia de US$ 4,1 milhões.
- Sentimental Value (Limitado): O drama sueco estrelado por Stellan Skarsgård e Elle Fanning (em seu segundo filme no Top 10) teve uma estreia espetacular em apenas quatro cinemas, com uma média de US$ 50.000 por sala, uma das melhores do ano para um filme estrangeiro.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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