Após 15 anos como presidente de produção do grupo de cinema da Disney, Sean Bailey está deixando o cargo. Ele será substituído por David Greenbaum, chefe da Searchlight, que foi nomeado para o novo cargo de presidente de Live Action e 20th Century Studios.
Nesse novo cargo, Greenbaum reportará imediatamente ao co-presidente de entretenimento da Disney, Alan Bergman. Essa reestruturação funde duas divisões de filmes da Disney: live-action (responsável por remakes e spin-offs dos clássicos do estúdio) e 20th Century Studios (anteriormente conhecido como Fox, empresa adquirida pela Disney em 2019).
“David tem uma sensibilidade criativa incrível e um olhar para o cinema, e construiu uma reputação como líder excepcional e executivo criativo, como comprovado por seu histórico na Searchlight Pictures e relacionamentos profundos em toda a indústria”, disse Bergman em comunicado. “Estou emocionado que ele assumirá este novo e importante papel.”
Bailey, que supervisionou a programação live-action da Disney desde 2010, não está completamente se desligando da empresa. Ele passará a servir como produtor em “Tron: Ares” e outros projetos do estúdio. Durante sua gestão, ele supervisionou adaptações de propriedades amadas, como “Alice no País das Maravilhas” (2010), “Malévola” (2014) e “Mogli: O Menino Lobo” (2016), além de uma série de sucessos bilionários como “O Rei Leão”, “A Bela e a Fera” e “Aladdin”.
Mas a Disney teve um 2023 difícil nas bilheterias, incluindo o fracasso de “A Mansão Mal-Assombrada”, que veio da divisão de Bailey. Enquanto o remake de “A Pequena Sereia” não naufragou completamente com US$ 569 milhões em todo o mundo, não alcançou o sucesso dos anteriores.
Bailey acrescentou em um comunicado: “Esses 15 anos na Disney foram uma jornada incrível, mas chegou a hora de um novo capítulo. Sou profundamente grato à minha equipe excepcional e orgulhoso do portfólio e história que construímos juntos,” disse Bailey. “Eu me juntei à Disney enquanto produzia ‘Tron: O Legado’, então parece adequado que eu tenha a oportunidade de trabalhar no último ‘Tron’ enquanto parto.“
Greenbaum atuou recentemente como presidente da Searchlight Pictures, onde gerenciou conjuntamente todos os aspectos da produção de filmes e televisão do estúdio com Matthew Greenfield. Agora, Greenfield terá supervisão exclusiva da Searchlight e continuará reportando-se a Bergman. Como veterano de 17 anos da divisão independente anteriormente pertencente à 20th Century Fox, Greenbaum trabalhou em “A Forma da Água”, “Nomadland”, “A Favorita” e “Cisne Negro”.
Entre os títulos no pipeline da live-action da Disney e da 20th Century estão: “Reino do Planeta dos Macacos”, a sequência “Alien: Romulus” e o spin-off de “O Rei Leão” “Mufasa”. O estúdio tem remakes de “Branca de Neve” estrelado por Rachel Zegler, “Moana” e “Lilo & Stitch” em desenvolvimento.