No Brasil, algumas montadoras têm enfrentado críticas pesadas por problemas recorrentes, como falhas de câmbio e desgaste prematuro de correias dentadas. Apesar desses desafios, marcas continuam utilizando tecnologias que podem comprometer a confiabilidade e a revenda de certos modelos. O perfil do Instagram do Dr. Mauro Costa, conhecido por expor problemas e curiosidades sobre carros, fez um alerta recente listando modelos que podem gerar dores de cabeça para os motoristas. Vamos aos detalhes.

Hyundai Creta Ultimate 1.6 Turbo com câmbio DCT

A versão Ultimate do Hyundai Creta, equipada com motor 1.6 turbo e câmbio de dupla embreagem a seco, é uma aposta arriscada. Esse tipo de câmbio já causou problemas recorrentes em outros modelos, como o Ford Ecosport, Fiesta, Focus, Volkswagen Golf e Jetta com DSG. A Hyundai garante que este câmbio foi aprimorado, mas ainda levanta dúvidas quanto à sua durabilidade, especialmente em situações de trânsito intenso característico das grandes cidades brasileiras. Esse tipo de transmissão tende a sobrecarregar e desgastar rapidamente, o que pode resultar em custos elevados de manutenção.

Chevrolet Onix e Onix Plus 1.0 três cilindros

O Chevrolet Onix, que utiliza motor de três cilindros, tem correia dentada banhada a óleo, um item que pode gerar problemas se não for corretamente mantido. A correia dentada banhada a óleo tende a desgastar mais rapidamente que as tradicionais, principalmente se o óleo não estiver em condições ideais. A Chevrolet defende que a correia foi escolhida por ser mais durável e que deve seguir as especificações do manual para evitar problemas, como quebra do motor e danos ao cabeçote e às válvulas.

Caoa Chery Tiggo 5X até 2022

Os modelos Tiggo 5X até 2022 da Caoa Chery contavam com câmbio automatizado de dupla embreagem a seco, similar ao Powershift da Ford, conhecido por trancos e superaquecimento. A marca optou por uma atualização em 2022, trocando para um câmbio CVT para evitar os problemas que afligiam os consumidores da Ford. No entanto, os modelos fabricados até 2022 ainda apresentam riscos.

Ford Ranger 2.0 turbodiesel

A Ford Ranger com motor 2.0 turbodiesel também utiliza a correia dentada banhada a óleo, que está sujeita a deterioração quando não é mantida corretamente. Isso pode levar a um acúmulo de resíduos de borracha dentro do motor, causando sérios danos. A substituição dessa correia pode ser cara e, se não realizada a tempo, pode comprometer a vida útil do motor.

Chevrolet Montana três cilindros

A nova Chevrolet Montana três cilindros também adota a correia dentada banhada a óleo, que pode se desgastar mais rapidamente em condições severas de uso. Embora silenciosa e moderna, esse tipo de item tem mostrado sinais de deterioração com o tempo, tornando-se uma possível dor de cabeça para os proprietários.

Esses modelos destacados pelo Dr. Mauro Costa indicam a persistência de tecnologias arriscadas no mercado brasileiro, o que pode impactar a confiabilidade e a experiência de revenda. É essencial que os consumidores fiquem atentos às especificações e mantenham a manutenção regular para evitar maiores problemas.

Redação Bastidores

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