Final Fantasy XVI chega ao Steam e Naoki Yoshida faz apelo aos modders para evitar excessos
Com o lançamento de Final Fantasy XVI no Steam marcado para amanhã, dia 17, a Square Enix se prepara para a chegada do jogo ao PC, um ano após sua estreia no PS5. No entanto, junto com a empolgação dos fãs, vem o inevitável debate sobre modificações (mods) no jogo, um elemento comum em versões para PC. Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI, fez um apelo aos modders para que evitem criar ou instalar modificações “ofensivas ou inapropriadas”.
Um apelo de Yoshida sobre mods
Em uma recente entrevista ao PC Gamer, o diretor Hiroshi Takai foi questionado sobre a posição da Square Enix em relação aos mods para a versão de Final Fantasy XVI no PC. Naoki Yoshida, que tem sido a principal voz por trás de tudo relacionado ao RPG desde o lançamento para PS5, foi quem respondeu diretamente à questão. Sem querer influenciar ou sugerir qualquer tipo específico de modificação, Yoshida deixou clara sua única preocupação: “definitivamente não queremos nada ofensivo ou inapropriado, então, por favor, não faça ou instale nada do gênero”.
A realidade dos mods no PC
Ainda que o apelo de Yoshida seja claro, o histórico de mods em jogos para PC, especialmente em grandes títulos como Final Fantasy, indica que os pedidos do produtor podem não ser totalmente atendidos. Final Fantasy VII Remake, por exemplo, que também está disponível no PC, possui mais de 1.200 mods no site Nexusmods. As modificações variam desde melhorias no desempenho e gráficos, até alterações visuais nos personagens — muitas delas, inevitavelmente, fogem dos padrões considerados apropriados pelos desenvolvedores.
Embora seja difícil para os estúdios controlarem as criações da comunidade de mods, o pedido de Yoshida serve como um lembrete sobre a importância de respeitar a visão original do jogo. Contudo, a liberdade e criatividade dos modders, especialmente no mundo dos jogos para PC, dificilmente encontram barreiras, e Final Fantasy XVI provavelmente seguirá o mesmo caminho de seu antecessor com uma vasta gama de modificações.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br


