O PlayStation 5 continua sua trajetória de sucesso avassalador. O console da Sony acaba de atingir um marco histórico nos Estados Unidos: em setembro de 2025, ele superou as vendas vitalícias totais do PlayStation 3 no país. A informação foi revelada pelo conceituado analista da indústria Mat Piscatella, diretor sênior da Circana (antiga NPD Group).
Além de ultrapassar seu “avô”, o PS5 também continua a vender mais rápido que seu antecessor direto, o PS4, consolidando-se como um dos consoles mais bem-sucedidos da história da Sony no mercado americano.
PS5 já vendeu mais que o PS3 e segue 4,6% à frente do PS4
Em uma publicação na rede social BlueSky, Mat Piscatella compartilhou os dados mais recentes do mercado de games nos EUA. “Com base nos dados até setembro de 2025, o PlayStation 5 ultrapassou o PlayStation 3 em base instalada vitalícia nos EUA”, confirmou o analista.
Ele também atualizou a comparação com o PS4. Desde o lançamento, o PS5 tem vendido mais que o PS4 quando se compara o mesmo período de tempo no mercado. Segundo Piscatella, em setembro, o PS5 estava 4,6% à frente do PS4 nessa métrica “time-aligned”.
‘Ghost of Yotei’ teve ótimo lançamento, similar a ‘Tsushima’
Aproveitando a análise de dados, Piscatella também comentou sobre o desempenho de lançamento do exclusivo Ghost of Yotei. Segundo ele, o jogo teve uma performance excelente, praticamente empatando com as vendas de lançamento de seu aclamado antecessor, Ghost of Tsushima.
“O desempenho de vendas de Ghost of Yotei nos EUA foi basicamente estável em relação ao de Ghost of Tsushima. Foi ótimo”, afirmou o analista. Ele ressaltou que isso é impressionante, pois Tsushima foi lançado em 2020, quando a base instalada de PS4 era significativamente maior que a de PS5 hoje, e em um período (auge da pandemia) que “impulsionou significativamente os jogos”.
Piscatella concluiu criticando qualquer “preocupação” sobre o desempenho do novo jogo: quem a expressa deveria ser “olhado de lado”.
O sucesso contínuo do PS5 nos EUA reforça a estratégia da Sony para esta geração, mesmo com a empresa já tendo realizado atualizações de hardware, como a versão Slim, e enfrentando um mercado cada vez mais competitivo.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br