A apresentadora e influenciadora Rafa Brites usou suas redes sociais nesta sexta-feira (12) para fazer um desabafo poderoso sobre uma experiência de mau atendimento que sofreu em uma loja em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela aproveitou a situação para refletir sobre preconceito e dar um conselho enfático a seus seguidores: nunca mais fazer uma “compra por orgulho” apenas para provar algo a um vendedor.
No relato, ela contou que foi ignorada e destratada em uma loja de luxo, mas que, graças à maturidade, resistiu ao impulso de comprar o produto para “mostrar que podia” e, em vez disso, decidiu não recompensar o mau serviço.
‘Não vou deixar comissão para quem não me respeita’
Em uma série de vídeos no Instagram, Rafa Brites contou que entrou em uma loja para comprar uma bolsa, mas, por estar vestida de forma casual, com shorts e camiseta, foi completamente ignorada pelos vendedores. “Os bonitos cagaram para mim”, disse ela. A situação piorou quando ela tentou tirar uma foto do produto para enviar a uma amiga e foi repreendida.
Foi nesse momento que ela teve uma virada de chave. “Aí que veio o pulo do gato. E é bom usar essa expressão porque quer dizer que eu já estou mais velha, porque a maturidade traz isso. Eu olhei e falei, eu não vou deixar comissão aqui, eu не vou deixar comissão para quem não me respeita”, afirmou.
A reflexão sobre o preconceito
A influenciadora aproveitou o desabafo para fazer uma reflexão mais profunda sobre os possíveis motivos do tratamento que recebeu. “Eu não sei se era porque eu era latina, porque eu estava mal vestida”, questionou.
Ela também reconheceu seu lugar de privilégio na discussão. “Infelizmente a gente sabe que as pessoas passam por isso diariamente no Brasil, principalmente com questões de preconceito, racial e vários outros. Mas eu como uma mulher padrão sofro um pouco isso, mas ainda sofro”, ponderou, mostrando empatia por quem enfrenta situações piores de forma rotineira.
‘Compra por orgulho, nunca mais’
A experiência serviu para Rafa Brites passar uma mensagem de empoderamento para seus seguidores. Ela finalizou o desabafo aconselhando que ninguém deve gastar seu dinheiro para massagear o ego de vendedores que julgam pela aparência.
“Que coisa mais cafona você julgar a pessoa pela aparência dela”, criticou. “Então compra por orgulho, nunca mais. Não dê essa comissão para quem não merece. Vai até um lugar que você é bem percebido e acolhido”, aconselhou. Em seguida, ela mostrou que seguiu o próprio conselho e comprou um sapato em outra loja, onde foi muito bem atendida.