Em uma rara e reveladora entrevista, Dan Houser, o cofundador da Rockstar Games e principal roteirista por trás de sucessos avassaladores como Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, elegeu o que considera a obra-prima de sua carreira. E, para a surpresa de muitos, não foi um título da série GTA. Segundo ele, Red Dead Redemption 2 (2018) foi “a melhor coisa” em que ele já trabalhou.
A declaração foi dada em uma nova entrevista ao site IGN, na qual o lendário escritor, que deixou a Rockstar em 2020, refletiu sobre seu legado no estúdio e os projetos que mais o marcaram.
‘A melhor concretização de narrativa de mundo aberto’
Questionado sobre qual seria seu jogo favorito entre os tantos clássicos que escreveu, Houser não hesitou em apontar o épico do Velho Oeste. Ele explicou que, em sua visão, Red Dead Redemption 2 foi o auge da combinação entre história e mundo aberto.
“Red Dead 2, eu acho, foi o melhor em que trabalhei”, respondeu ele. “A melhor concretização individual de narrativa de mundo aberto, consistência temática e compreensão de como os jogos são montados para te levar a uma jornada emocional.”
As menções honrosas para ‘GTA’ e outros clássicos
Apesar de eleger RDR2 como o número um, Houser também fez questão de destacar outros momentos de sua carreira na Rockstar. Ele elogiou Grand Theft Auto 4 por ter evoluído a forma como o estúdio contava histórias.
Sobre o gigante Grand Theft Auto 5, ele destacou um trecho específico. “Acho que a parte do meio de GTA 5 é incrível, quando conseguimos fazer os três personagens funcionarem. Acho que não foi perfeito, mas foi muito fluido”, disse. Ele também citou “o final de Red Dead Redemption 1” como uma de suas partes favoritas.
O desafio e a recompensa de criar novos universos
Dan Houser, que deixou a Rockstar em 2020 para fundar sua nova empresa transmídia, a Absurd Ventures, também falou sobre a importância de criar novas propriedades intelectuais. Ele mencionou GTA 3, o primeiro Red Dead Redemption e o clássico cult Bully como projetos especiais, “porque eram todos essencialmente novas propriedades intelectuais”.
“Fazer isso pela primeira vez e montar algo forte é uma experiência realmente gratificante que estou tentando incorporar ao que estamos fazendo agora”, disse ele, referindo-se aos seus novos projetos na Absurd Ventures, que incluem um jogo de mundo aberto, uma graphic novel e uma série de áudio-ficção.