Depois de “furar a bolha” com o Ocidente em Monster Hunter World, a Capcom novamente investe pesado em uma estratégia de atrair novos jogadores, e o resultado que temos disso é Monster Hunter Wilds, o jogo mais objetivo, acessível e direto ao ponto de toda a franquia.
Devo dizer que a minha experiência com Monster Hunter não é lá muito grande, mas entre 2018 e 2020 eu acumulei algumas centenas de horas me divertindo com Monster Hunter World, e agora retornando em 2025 para jogar o último lançamento, digo com tranquilidade que todas as mudanças realizadas entre World e Wilds foram para melhor.
O mais recente título da franquia Monster Hunter nos traz algumas novas mecânicas que facilitam a gameplay do jogador, caso ele queira utilizar. Se você quiser fazer todo o trajeto a pé e caminhar por vários e vários minutos até encontrar algum item coletável ou até mesmo o monstrão gigante, você pode. Mas agora você também pode utilizar da nova montaria do jogo, o simpático Seikret, que te leva automaticamente ao destino desejado de uma maneira muito mais ágil, e que ainda carrega uma bolsa na qual você pode equipar uma arma secundária e desta forma é possível trocar de armas durante a missão.
Não só isso, enquanto estiver montado no Seikret, você também pode afiar a sua arma, e utilizar itens de cura. Então chamá-lo no momento certo, pode te ajudar a ganhar uma distância maior do monstro e ter um tempo maior para utilizar itens de sobrevivência, se comparado ao tentar fugir de um Arkveld Aguerrido com as próprias pernas.
Agora também nosso caçador carrega uma Atiradeira, que permite interagir com itens do cenário a distâncias maiores. Então enquanto o seu Seikret te leva ao destino desejado, você pode coletar vários itens que estão por perto sem precisar necessariamente ir até eles, o que poupa bastante tempo e torna toda a experiência mais dinâmica.
Além dessas ferramentas, agora o jogo nos permite fazer as missões de forma ‘multiplayer’ mesmo estando offline. Sim, agora com o Chamado de SOS, o jogo “chama” três NPCs pra te ajudarem em batalha, e acredite, eles são muito úteis e prestativos. Então se você tinha o receio de fazer missões online, com outros players entrando na sua missão mas mais te prejudicando do que ajudando, pode ficar tranquilo que os NPCs vão te ajudar bastante e vão tornar a experiência “multiplayer” bem mais agradável e fluida.
No combate também tivemos melhorias significativas, agora quando batemos repetidamente em uma mesma região do inimigo, ao apertarmos o botão L1 (no Playstation) ativamos o Modo Foco, e ele vai indicar com um brilho vermelho que aquela região está mais machucada, desta forma você pode seguir batendo normalmente naquela região para causar mais dano em cada ataque, ou então realizar um ataque finalizador (que não “finaliza” o monstro) para dar bastante dano de uma só vez.
As Instatendas também permitem que viajemos instantaneamente (a vá…) entre pontos diferentes do mapa, então para os coletores de plantão, que gostam de farmar recursos, minérios, etc, instalar uma Instatenda perto de um ponto de coleta é mais um facilitador que o jogo nos traz.
E sobre a campanha, o jogo até tem uma campanha, até tem um “modo história”, mas é tudo muito raso e simples, deixando claro que mais uma vez o foco é na gameplay acima de tudo.
Para as pessoas que dizem que este é o jogo ‘mais fácil’ da franquia, eu tenho uma visão consideravelmente diferente. Ao meu ver, os fãs “mais antigos” que sempre gostaram de fazer tudo sozinhos, entrar naquelas missões demoradas de 50 minutos, tirar o x1 com os monstros, e perambular pelo mapa a pé, eles poderão seguir jogando da mesma forma. Chegar no monstro a pé continua longe, coletar os itens um por um continua sendo possível, e enfrentar os monstros sem a ajuda de NPCs ou de outros players também é possível. A diferença é que desta vez, quem quiser ter uma experiência menos demorada, mais objetiva, porém sem perder a essência de Monster Hunter, terá todas essas opções ao seu dispor.
Quando surge na tela aquele troféu/conquista de que você terminou a história principal do jogo, não se engane, você acabou de passar pela introdução e terá todo um novo jogo à sua frente. Você terá à sua disposição vários novos monstros, aparecerão monstros ‘antigos’ com dificuldade aumentada, muito mais armas poderosas e armaduras protetoras para equipar no seu personagem, e dezenas e mais dezenas (por que não dizer… centenas???) de horas fazendo missões e caçando monstros cada vez mais fortes e subindo o seu nível de caçador, criando e melhorando novas armas e armaduras, e buscando formas de maximizar o seu dano.
Se você já é fã de Monster Hunter, dificilmente vai se decepcionar. E se você nunca jogou, este é o jogo perfeito para você começar e se apaixonar. Seja bem-vindo ao às Terras Proibidas de Monster Hunter Wilds!
Agradecemos à Capcom pela cópia gentilmente cedida para a realização desta análise.
*Texto escrito por Raphael Granado.