Desenvolvido pela Stormind Games, A Quiet Place: The Road Ahead é um jogo que se passa no mesmo universo dos filmes de sucesso da franquia Um Lugar Silencioso, criada por Scott Beck, Bryan Woods e John Krasinski (que também dirigiu os dois primeiros filmes). Com o survival horror em alta neste mês de outubro com outros lançamentos de destaque no gênero, como o próprio Silent Hill 2 Remake, vejamos se este jogo consegue se sobressair.
Não faça nenhum som!
Já é possível dizer logo de cara que o jogo captura muito bem a atmosfera dos filmes e incorpora bem os elementos deles em suas mecânicas. O jogo lembra bastante outras séries de jogos de terror como Outlast e Amnesia, outro bom exemplo comparativo é o excelente Alien Isolation (também derivado de uma série de filmes populares) onde o stealth se faz presente e é absolutamente necessário para a progressão dentro do game.
Nesse jogo, mais do que qualquer outro do gênero, o silêncio é essencial. Sendo assim, o jogador precisa estar bem atento ao ambiente para evitar fazer barulhos desnecessários que podem atrair as criaturas altamente sensíveis a sons. Para auxiliar a protagonista do game, Alex nessa tarefa, existe uma ferramenta que mede o som produzido por suas ações em comparação aos sons ambientes. O objetivo é evitar a todo custo que a frequência sonora ultrapasse a do ambiente.
Dependendo do lugar em que a personagem se encontre, a frequência sonora é diferente. Em caso de chuva, o ambiente é mais barulhento, com vento um pouco menos, mas serve para mascarar e em lugares fechados, o cuidado deve ser redobrado pois o som do ambiente é mínimo e as criaturas são facilmente atraídas resultando em game over automático.
O jogo então adiciona uma camada de dificuldade devido a esses desafios. É possível escolher a dificuldade no jogo, há uma tolerância maior na dificuldade fácil, assim o jogador pode apreciar melhor a história sem ter muitos problemas com as criaturas. Na dificuldade normal, a tolerância é menor e na difícil, as criaturas estão implacáveis e a atenção delas é chamada com o mínimo barulho.
Além disso, Alex é asmática e você deve controlar a asma dela usando o inalador de vez em quando. Há um indicador de pulmão que aparece com algumas cores. Azul significa que está ótimo, no branco já houve alguma deterioração, amarelo requer atenção e vermelho significa urgência. Atividades como pegar peso pioram a condição da Alex, ambientes com muita poeira também pioram a condição e quando há uma criatura próxima, a ansiedade da Alex aumenta, consequentemente piorando sua asma. Caso Alex tenha uma crise, ela não consegue evitar a tosse, fazendo muito barulho e é game over.
Não há combate durante esse jogo, ele é completamente focado em stealth e sua habilidade em evitar fazer barulho é o que determinará sua progressão dentro do jogo. Para evitar os monstros, o jogador vai dispor também de outros recursos, como arremessar garrafas e tijolos para distrair as criaturas que barram seu caminho. Às vezes haverão também armadilhas no caminho, o jogador dispõe de uma ferramenta para desarmá-las, mas ao fazer isso é necessário executar as sessões de QTE corretamente ou as criaturas virão em seu encalço.

A Estrada Adiante
A premissa do jogo é a seguinte: A protagonista Alex descobre que está grávida de seu parceiro, Nick. Com isso surgem diversas dúvidas de como eles vão cuidar de um bebê em um mundo onde não é possível fazer nenhum som. Por causa de um erro de Alex, Nick perde a vida, esse evento acaba sendo bastante trágico para Alex, mas ela não tem escolha a não ser continuar. Para piorar a situação, sua sogra, Jill, não parece gostar muito dela.
O jogo continua o tema característico da franquia que é a família buscando perseverar em um ambiente adverso. No caso desse jogo o conflito acontece até mesmo dentro do interior da família, visto que a família da Alex se desentende com a do parceiro e além de se preocupar com as criaturas, ela também precisa se preocupar com a sogra.
A história salta alguns períodos, um quando a invasão alienígena já está vigente a pelo menos quatro meses e outra quando ela ainda mal começou e as coisas ainda estão tranquilas. A relação entre os personagens fica cada vez mais clara a cada alternância temporal e essa é a chave para compreender o que está acontecendo. Como é comum em jogos deste tipo, documentos espalhados pelo cenário podem ser encontrados, dando mais detalhes sobre a história e sobre o mundo em geral.
Porém, infelizmente, a história é o aspecto mais fraco do jogo, ficando bem aquém das narrativas apresentadas nos filmes da franquia. Alex não é bem uma protagonista que nos estimula a acompanhá-la, por vezes sendo até um pouco irritante. E as motivações de alguns personagens não se tornam muito claras nem mesmo quando terminamos o jogo. Alguns podem achar a história um tanto curta, talvez seria possível adicionar um pouco de conteúdo para suprir algumas falhas. É uma pena pois este jogo tinha bastante potencial.
Conclusão: A Quiet Place: The Road Ahead
A força de A Quiet Place: The Road Ahead está principalmente em seu gameplay que incorpora os melhores aspectos dos jogos do gênero adicionando também características da franquia cinematográfica que lhe deu origem. Porém o jogo entrega uma história que não cumpre as expectativas e fica abaixo da qualidade que vemos nos filmes. Mesmo assim fica a recomendação para os fãs do gênero e da série de filmes.
Agradecemos a desenvolvedora pela cópia gentilmente cedida para a análise.