O diretor Rian Johnson, responsável pelo controverso Star Wars: Os Últimos Jedi (2017), afirmou que a porta para um retorno à galáxia muito, muito distante permanece “firmemente aberta”. Em uma nova entrevista, o cineasta expressou seu amor pela franquia e disse que seria “a coisa mais maravilhosa do mundo” voltar a trabalhar nela, reacendendo a esperança (e o debate) sobre sua prometida, mas nunca concretizada, trilogia de filmes.
A declaração, no entanto, vem após anos de silêncio e declarações anteriores do próprio Johnson que davam a entender que o projeto estava morto, deixando o futuro ainda envolto em incertezas.
‘Eu amo Star Wars’, diz o diretor
Em uma nova conversa com a revista Empire, Johnson foi questionado sobre seus planos para a trilogia, anunciada pela Lucasfilm antes mesmo do lançamento de Os Últimos Jedi, há quase nove anos.
“Essa engrenagem estará girando pelo resto da minha vida. Eu amo Star Wars”, declarou o diretor. “E se algum dia fizer sentido voltar a isso, para ambos os lados, seria a coisa mais maravilhosa do mundo.”
O projeto engavetado pela ascensão de ‘Knives Out’
Apesar do entusiasmo atual, o próprio Johnson já havia dado a entender, no início deste ano, que a trilogia havia sido engavetada. Ele explicou que, após o sucesso inesperado de seu filme Entre Facas e Segredos (Knives Out), ele se dedicou totalmente a construir sua própria franquia de mistério, deixando os planos de Star Wars de lado.
“Nada realmente aconteceu com isso [a trilogia]”, disse ele na ocasião. “Eu me desviei e fiz Knives Out, e entrei na corrida, ocupado fazendo mistérios de assassinato.”
O futuro de Johnson e de ‘Star Wars’
Atualmente, Rian Johnson está finalizando Wake Up Dead Man: A Knives Out Mystery, o terceiro e último filme da saga estrelada por Daniel Craig como o detetive Benoit Blanc. O longa, que conta com um elenco estelar, chega à Netflix em 12 de dezembro, com um lançamento limitado nos cinemas a partir de 26 de novembro.
Enquanto Johnson se dedica a seus próprios mistérios, o futuro de Star Wars nos cinemas segue com outros projetos, como o filme The Mandalorian and Grogu. A declaração do diretor de Os Últimos Jedi, no entanto, mantém viva a chama da possibilidade de, um dia, vermos sua visão única da galáxia muito, muito distante novamente nas telonas.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br