É oficial: Alien: Isolation é tão aterrorizante que até seus criadores sabem que ele ultrapassa os limites para muitos jogadores. Dion Lay, um dos roteiristas do aclamado jogo de terror da Creative Assembly, admitiu em uma nova entrevista que a equipe estava ciente de que o game era “assustador demais” para uma grande parcela do público, mas que ele se orgulha de não terem “suavizado” a experiência em busca de um apelo mais comercial.
A revelação foi acompanhada de uma história hilária dos bastidores que comprova o nível de terror do jogo e de uma curiosidade sobre como a longa duração da campanha foi, na verdade, um “acidente”.
A história do jornalista que ficou preso no armário por uma hora
Em uma participação no podcast FRVR, o roteirista Dion Lay compartilhou uma história “famosa” dos bastidores do desenvolvimento. Ele contou que, na época, um jornalista visitou o estúdio para testar o jogo por 20 minutos. No entanto, o teste acabou durando uma hora inteira pelo simples fato de que o jornalista ficou escondido dentro de um armário no jogo, com muito medo de sair e ser pego pelo Xenomorfo.
“Eu amo isso. Acho que há um pouco de preocupação, tipo, ‘será que é assustador demais?’ E [para] muitas pessoas, é assustador demais”, disse Lay. “Sei que provavelmente poderíamos ter vendido mais se tivéssemos suavizado [a dificuldade], mas estou tão orgulhoso de não termos feito isso e de ser realmente assustador.”
O ‘acidente’ que tornou o jogo tão longo e tenso
Outra revelação fascinante foi sobre a longa duração do jogo, que tem cerca de 20 horas. Segundo Lay, isso foi um “acidente” de desenvolvimento. A equipe criou uma Inteligência Artificial para o Xenomorfo que era tão boa em se adaptar às estratégias dos jogadores que, naturalmente, o tempo necessário para completar o jogo foi se estendendo. A IA implacável, que caça o jogador de forma imprevisível, acabou se tornando o principal motivo da tensão e da dificuldade do game.
Um clássico do terror moderno
A filosofia de não “suavizar” o terror é o que solidificou Alien: Isolation (2014) como um dos maiores clássicos do survival horror moderno. O jogo é até hoje lembrado por sua capacidade única de criar cenários de estresse implacável, colocando o jogador em uma posição de extrema vulnerabilidade contra um dos monstros mais icônicos da história do cinema. Para muitos fãs do gênero, é considerado o jogo mais assustador já feito.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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