A saga do Facebook nos cinemas vai continuar. A Sony Pictures anunciou oficialmente que o filme do roteirista e diretor Aaron Sorkin que dará sequência ao aclamado A Rede Social (2010) se chamará “Acerto de Contas” (Reckoning, no original) e tem estreia marcada para 9 de outubro de 2026. O longa já conta com um elenco de peso, que inclui Jeremy Allen White, Bill Burr e a estrela de Succession, Jeremy Strong.
A nova produção, escrita e dirigida por Sorkin, que ganhou o Oscar pelo roteiro do filme original, não continuará a história dos gêmeos Winklevoss, mas sim focará em um dos maiores escândalos da história recente da empresa de Mark Zuckerberg.
A história da delatora do Facebook
Diferente do filme original, que focou na criação da plataforma, Acerto de Contas abordará um capítulo mais recente e polêmico da Meta. A trama, ambientada 17 anos após os eventos do primeiro filme, será centrada na história real de Frances Haugen, a engenheira do Facebook que vazou milhares de documentos internos da empresa.
A atriz Mikey Madison (Pânico) interpretará Haugen, enquanto Jeremy Allen White (O Urso) viverá Jeff Horwitz, o repórter do Wall Street Journal para quem ela vazou os segredos da rede social.
Jeremy Strong, de ‘Succession’, será o novo Mark Zuckerberg
Uma das maiores novidades do anúncio é a escalação de quem viverá o fundador do Facebook na nova fase. O ator vencedor do Emmy, Jeremy Strong, conhecido por seu papel como o intenso Kendall Roy em Succession, foi o escolhido para interpretar uma versão mais velha de Mark Zuckerberg, papel que foi imortalizado por Jesse Eisenberg no filme de 2010.
O legado de ‘A Rede Social’
A expectativa para Acerto de Contas é imensa, dado o impacto cultural de A Rede Social. O filme de 2010, dirigido por David Fincher, arrecadou mais de US$ 226 milhões globalmente e foi indicado a oito Oscars, vencendo três, incluindo o de Melhor Roteiro Adaptado para Aaron Sorkin.
A escolha de uma data de lançamento em outubro para o novo filme não é coincidência. A Sony posiciona a estreia no auge da temporada de outono no hemisfério norte, período conhecido por ser próspero para dramas adultos com potencial para o Oscar, repetindo a estratégia de sucesso do longa original.