Pra começar bem, no dia 4/9 amigos e fãs de Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau do Ultraje, se reúnem em um show especial no Teatro Sabesp Frei Caneca, em São Paulo. É o Tributo à Legião Urbana, com a banda TREN, formada por Bruno Graveto (ex-baterista do Charlie Brown Jr.), Fred Gonçalves (guitarrista) e Ivan Sader (cantor e apresentador do programa Rock Diversão, da Kiss FM) – Mingau também é integrante do grupo.
O ator e cantor Thiago Mendonça, que interpretou Renato Russo no filme Somos Tão Jovens, acompanha o TREN nesse projeto. O guitarrista Marcos Kleine, do Ultraje a Rigor, é outro convidado especial. Na setlist, músicas como Tempo Perdido, Pais e Filhos, Eduardo e Mônica e Será prometem emocionar o público. O valor arrecadado com a venda dos ingressos disponíveis em uhuu.com e na bilheteria oficial do teatro será revertido para ajudar no tratamento do músico.
Tributo à Legião
Segundo Ivan Sader, o projeto nasceu de uma ideia do produtor Lee Martinez, que fez o convite ao TREN por meio do Mingau. “Mingau sempre foi movido por novos projetos e desafios. Sua energia contagiante motivava todo mundo ao seu redor. Antes do acidente, em 2023, chegamos a fazer o primeiro show do Tributo à Legião Urbana.
Agora, em 2025, surgiu a oportunidade de reativar o Projeto Legião e, junto com ela, a ideia de homenagear o Mingau: um show inteiro dedicado a ele, para arrecadar fundos e celebrar um projeto lindo que começamos lado a lado”, conta Ivan Sader. “O Mingau ensaiou por alguns meses com a Legião Urbana e quase se tornou o baixista oficial da banda. Por diferentes motivos isso não se concretizou, mas essa fase marcou profundamente sua trajetória. Anos depois, ele realizou o desejo de interpretar o repertório da Legião — uma das bandas que mais ama — junto com o TREN e o nosso amigo Thiago Mendonça”, finaliza o cantor.
Relembrando o caso
Em 2/9/2023, Mingau foi baleado na cabeça enquanto dirigia de Paraty, no Rio de Janeiro, a São Paulo. Após internações em hospitais, para cirurgias e tratamentos das sequelas do trauma cerebral, o músico segue em uma clínica de reabilitação, a Humana Magna, na capital paulista. “Meu pai estava voltando pra comemorarmos juntos seu aniversário. E o que era para ser festa se transformou no pior pesadelo das nossas vidas.
Mas a fase crítica já passou, o quadro dele é estável e agora, graças a Deus e aos profissionais que cuidaram e cuidam dele, segue melhorando pouco a pouco”, comenta Isabella Aglio Amaral, a Bebel, filha do baixista.
Reabilitação turbinada
Setembro traz outra boa nova para Mingau: a Terapia de Neuromodulação não invasiva, que ele começa a fazer na Reabilitar Clínica, em São Paulo. Trata-se de uma técnica de estimulação cerebral que ativa novas redes neurais ou maximiza o funcionamento dessas estruturas e pode ser de dois tipos: transcraniana repetitiva (rTMS) ou por corrente contínua (tDCS).
A Neuromodulação ajuda no tratamento de distúrbios de movimento, como Mal de Parkinson, e doenças neurológicas, como Alzheimer e Esclerose Múltipla, além de sequelas de AVC e traumas cerebrais, entre outros problemas. A Reabilitar é dirigida pela Profa Dra Carolina Souza, formada em Fisioterapia e Doutora em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Quem se trata na mesma clínica e apresentou a Dra Carolina à família de Mingau foi Marcus Menna, ex-vocalista da banda LS Jack, que, em 2004, sofreu um choque anafilático durante uma lipoaspiração e teve danos cerebrais, ficando dois meses em coma. Hoje, ele voltou a cantar e a fazer shows.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br