Remaster de Shadows of the Damned é censurado em consoles no Japão
O próximo remaster de Shadows of the Damned será lançado com censura nos consoles no Japão, conforme confirmado por Suda51, cocriador do jogo. O título original, lançado em 2011, já havia passado por censura no país para atender às exigências do conselho de classificação japonês, CERO. Agora, com o remaster, a história se repete, exceto para a versão de PC, que não precisa passar pelo mesmo processo de classificação.
Em entrevista ao portal GameSpark, Suda compartilhou os desafios que a equipe enfrentou ao ter que desenvolver duas versões do jogo simultaneamente. “Tivemos que preparar duas versões do jogo, o que é um verdadeiro desafio”, explicou. “Isso teve um impacto tremendo em nossa carga de trabalho e estendeu o período de desenvolvimento.”
Críticas ao processo de classificação, Shinji Mikami explica
Shinji Mikami, outro cocriador do jogo, também expressou sua frustração com o CERO, afirmando que o conselho não compreende o processo de jogar videogames. Mikami acredita que as restrições impostas pelo conselho acabam por limitar a experiência de jogadores que preferem conteúdos mais ousados.
Mikami citou o exemplo de Dead Space (2008), que foi proibido no Japão após o CERO se recusar a classificá-lo. Segundo ele, os desenvolvedores nos EUA ficaram desolados com a decisão, já que não puderam lançar o jogo no mercado japonês, forçando os jogadores interessados a importarem cópias do exterior.
Esse tema voltou à tona com o recente remake de Dead Space, que também foi banido no Japão devido ao excesso de sangue e violência gráfica. A decisão gerou críticas de Shaun Noguchi, gerente geral da EA Japan, que apontou incoerências nas classificações da CERO. Ele mencionou que o jogo Stellar Blade recebeu uma classificação CERO D (indicativa para maiores de 17 anos) apesar de apresentar conteúdo gráfico semelhante, como membros decepados e tripas visíveis.
Essas situações levantam questões sobre a consistência das avaliações do CERO e suas implicações para os desenvolvedores e jogadores.