O mais recente episódio da série Alien: Terra, da FX, exibido nesta semana, deixou os fãs de queixo caído com uma reviravolta ousada: a protagonista sintética, Wendy (Sydney Chandler), conseguiu se comunicar e formar uma aliança temporária com um Xenomorfo. A decisão de transformar a criatura mais letal da galáxia em um “aliado” gerou um intenso debate, e agora o criador da série, Noah Hawley, veio a público para explicar a escolha.

Em uma nova entrevista, Hawley admitiu que não tinha certeza se os fãs aceitariam a ideia, mas garantiu que a intenção não é transformar o monstro em um animal de estimação e que, por se tratar de uma história de terror, é provável que a aliança não termine bem.

‘Não quero que ela tenha um Xenomorfo de estimação’

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Noah Hawley abordou a reviravolta do sétimo episódio, “Emergence”. “Uma das grandes dúvidas era se os fãs aceitariam essa ideia”, confessou o showrunner. Ele fez questão de tranquilizar os fãs mais puristas, que temem uma descaracterização da criatura.

“Eu не quero que ela tenha [um Xenomorfo como] animal de estimação”, afirmou. “Mas se parece que uma aliança foi firmada, quais são as possibilidades interessantes que podemos tirar disso? E como esta é uma história de terror, temos que presumir que, no final das contas, eu não apostaria que isso daria certo.”

O desafio de adaptar ‘Alien’ para a TV

A decisão de criar uma aliança, mesmo que temporária, com o monstro, faz parte do desafio de expandir o universo de Alien para o formato de série. Hawley explicou que, ao contrário de um filme, uma série de TV precisa de uma narrativa contínua e de novas formas de usar suas ameaças.

“Um filme de Alien é uma história de sobrevivência de duas horas, e uma série de TV precisa ser uma série contínua”, disse ele. “Você precisa usar os monstros de uma maneira diferente. (…) Precisa descobrir como sustentar a presença de monstros na sua série quando a realidade é que eles matariam todo mundo, ou que você os mataria, e pronto.”

O que aconteceu no episódio ‘Emergence’

A cena que gerou todo o debate aconteceu no sétimo episódio da temporada. Nele, a sintética Wendy consegue se comunicar com um Xenomorfo encurralado e o ajuda a derrotar um esquadrão de soldados da corporação rival, a Yutani. A sequência estabelece uma trégua inédita e chocante entre um humanoide e a criatura.

A série, que se passa dois anos antes do filme original de 1979, acompanha as consequências da queda de uma nave da Weyland-Yutani na Terra, que trouxe junto a praga Xenomorfa. Os novos episódios de Alien: Earth são lançados semanalmente.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor