Furacão Milton ameaça devastar a costa leste dos Estados Unidos
O furacão Milton está prestes a devastar os Estados Unidos, com a monstruosa tempestade de categoria 5 pronta para trazer paredes de água em grandes faixas da costa da Flórida, bem como Geórgia e Carolina do Sul.
E com milhões de moradores em todo o estado sendo instados a deixar suas casas ou correr o risco de perder suas vidas, simulações de quão chocante a água da enchente será foram publicadas em redes de notícias e clima nos EUA.
O Weather Channel está entre eles, publicando um clipe com a apresentadora Stephanie Abrams usando a tecnologia de simulação FloodFX para mostrar exatamente por que você deve ouvir os conselhos oficiais e não permanecer em áreas de risco.
Alguns moradores insistem em ficar em suas casas, apesar de receberem ordens de evacuação. As autoridades alertaram que aqueles que permanecerem enfrentarão chances incrivelmente baixas de sobrevivência. A área da Baía de Tampa, lar de mais de 3,3 milhões de pessoas, enfrenta a possibilidade de destruição generalizada após evitar impactos diretos de grandes furacões por mais de um século.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA previu que Milton provavelmente enfraquecerá, mas continuará sendo um grande furacão quando atingir a costa na quarta-feira à noite (9 de outubro).
Milton estava centrado na manhã de quarta-feira a cerca de 580 quilômetros a sudoeste de Tampa, com ventos máximos sustentados de 257 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões.
Simulações mostram o impacto devastador das inundações
A prefeita de Tampa, Jane Castor, disse que até 4,57 metros de água de tempestade prevista para sua cidade seriam profundos o suficiente para engolir uma casa inteira, o que significa que você não está seguro, mesmo se achar que pode sobreviver no primeiro andar ou no sótão. Instalado no estúdio do The Weather Channel, Abrams está cercada por gráficos de simulação de inundação para mostrar por que as pessoas devem evacuar e não ficar em áreas ameaçadas por enchentes.
Mostrando como seria uma inundação a 0,91 metro, 1,83 metro e 2,74 metros de altura, é uma visão angustiante do motivo pelo qual milhões foram obrigados a deixar suas casas.
“Vamos nos concentrar na área da Baía de Tampa, onde podemos ver uma onda recorde de mais de 2,74 metros“, disse Abrams aos telespectadores do The Weather Channel. “Podemos usar esta simulação para mostrar como será em Tampa. A 0,91 metro acima do solo seco, a água já é uma ameaça à vida. É tarde demais para evacuar. Água nessa altura pode derrubar você, fazer carros flutuarem e tornar impossível dirigir.
“O primeiro andar de casas e empresas está inundado. Infelizmente, a água deve subir ainda mais, para 1,83 metro, acima da altura da maioria das pessoas. Veículos são levados, estruturas começam a falhar, veja só isso.
“Qualquer coisa pode estar nesta água – vidro afiado, detritos, produtos químicos. Algumas áreas podem ver valores de pico de 4,57 metros.”
Abrams continua: “Isso nos leva até 2,74 metros, e veja o que acontece. Neste nível, o primeiro andar das estruturas está completamente inundado e há poucos lugares seguros quando a água sobe tão alto.
“Queremos que todos saibam sua zona de evacuação, ouçam as autoridades locais e saiam quando ordenados a fazê-lo. Não se trata apenas de águas calmas, haverá ondas e até mesmo espuma branca na água do interior.”