A Sony Interactive Entertainment decidiu encerrar o desenvolvimento de dois jogos de serviço ao vivo não anunciados, de acordo com um relatório do jornalista Jason Schreier, da Bloomberg. Entre os projetos cancelados, acredita-se que um era ambientado no universo de God of War.

Revisão interna e decisão estratégica

Os projetos estavam sendo desenvolvidos pelos estúdios Bend Studio e Bluepoint Games, ambos pertencentes à família PlayStation Studios. A decisão foi tomada após uma revisão interna conduzida pela Sony.

Um porta-voz da empresa confirmou o cancelamento à Bloomberg, mas destacou que nenhum dos estúdios será fechado:

“Bend e Bluepoint são equipes altamente talentosas que são membros valiosos da família PlayStation Studios, e estamos trabalhando em estreita colaboração com cada estúdio para determinar quais são os próximos projetos.”

Essa decisão faz parte de uma estratégia de reavaliação do portfólio de jogos de serviço ao vivo da Sony, que tem registrado sucessos e fracassos nos últimos anos.

Jogos cancelados: o que se sabe

Embora os detalhes sobre os títulos permaneçam escassos, Schreier mencionou no BlueSky que o jogo desenvolvido pela Bluepoint Games era um título de serviço ao vivo baseado no universo de God of War.

  • Bend Studio: Após o lançamento de Days Gone em 2019, o estúdio estava aparentemente focado em um projeto de serviço ao vivo AAA, conforme indicado em uma vaga de emprego publicada em março de 2024.
  • Bluepoint Games: Conhecida por seus remakes aclamados, como Demon’s Souls (PS5), a Bluepoint havia declarado sua intenção de criar conteúdo original. No entanto, o envolvimento com um suposto jogo de serviço ao vivo de God of War marca uma mudança de direção em relação ao histórico do estúdio.

O panorama dos jogos de serviço ao vivo na Sony

A decisão de cancelar esses projetos reflete os altos e baixos da estratégia da Sony com jogos de serviço ao vivo.

  • Sucessos: Helldivers 2 foi um grande destaque em 2024, alcançando 12 milhões de cópias vendidas no PS5 e PC em apenas 12 semanas.
  • Fracassos: Concord enfrentou problemas significativos, sendo retirado do mercado e ficando indisponível apenas duas semanas após o lançamento.

Esses exemplos mostram o risco inerente ao modelo de jogos de serviço ao vivo, que exige um equilíbrio entre inovação e retenção de jogadores em longo prazo.

Próximos passos para Bend Studio e Bluepoint Games

Com os cancelamentos, a Sony reafirma seu compromisso com os estúdios, indicando que os times já estão explorando novos projetos.

  • A Bluepoint Games pode continuar sua transição para desenvolver conteúdo original, como indicado por seu presidente, Marco Thrush, no ano passado.
  • O Bend Studio, por sua vez, pode voltar ao desenvolvimento de jogos single-player, aproveitando o feedback da recepção mista de Days Gone.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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