A Square Enix está enfrentando um período turbulento, marcado por quedas nas ações, demissões em suas divisões ocidentais e mudanças significativas em sua estratégia de lançamento de jogos. Com o anúncio da nova diretriz “Square Enix Reboots and Awakens”, a empresa japonesa pretende lançar jogos AAA multiplataforma, encerrando, assim, as exclusividades temporárias em títulos como Final Fantasy.
As demissões, que parecem ser uma consequência direta dessa reestruturação, estão concentradas nas divisões dos Estados Unidos e Europa, particularmente nos setores de TI e editorial. Embora o número exato de funcionários afetados não tenha sido divulgado, é mais um exemplo das grandes empresas fazendo cortes em 2024, seguindo o exemplo recente da Microsoft, que fechou estúdios como a Arkane Austin e a Tango Gameworks.
Essa mudança drástica na estratégia da Square Enix visa fortalecer os pontos de contato com os consumidores e adotar uma abordagem multiplataforma. Com o cancelamento de vários jogos, incluindo a aceitação de um prejuízo de US$ 140 milhões, a empresa busca lançar títulos que cativem os jogadores e aumentem a lealdade à marca.
O relatório fiscal da Square Enix revelou que títulos como Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth não atingiram as metas de vendas estabelecidas. Embora não tenham sido consideradas vendas ruins, essas performances abaixo do esperado podem ter sido um impulso para a reavaliação do modelo de lançamento da empresa.
Takashi Mochizuki, do portal Bloomberg, reportou que ambos os jogos não conseguiram atender às expectativas de vendas, desencadeando uma revisão nas operações da Square Enix. Assim, a mudança para uma abordagem multiplataforma parece ser uma resposta às demandas do mercado e uma tentativa de revitalizar a franquia Final Fantasy.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br